domingo, 30 de dezembro de 2012

Amigos fantásticos



Um amigo é aquele que vê o melhor em ti, mesmo quando não estás a mostrá-lo. Um medo humano básico que todos temos, especialmente na sociedade em que vivemos, é o receio de um dia acabarmos sozinhos e sem afeto.

Todos precisamos de amigos fantásticos que conheçam as nossas falhas e que mesmo assim nos aceitem e amem. Assim sendo, o melhor que podemos começar desde já a fazer é procurar no Livro da Sabedoria como encontrar amigos fantásticos.

E podemos começar por:


A. Não escolhas amigos tolos.

Poucas coisas na vida vão determinar o tipo de pessoas que vamos ser. Uma delas é os amigos que escolhemos. “Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és”. Em Provérbios 13:20 somos aconselhados assim: “O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído.”


Mas, de acordo com a Bíblia o que é o tolo? Jesus falou sobre um tipo de tolo na parábola de um fazendeiro rico. Os seus campos produziram com tanta abundância ao ponto de ele ter que construir novos celeiros a fim de armazenar a sua imensa colheita. Então, ele disse a si mesmo: “Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; alma descansa, come, bebe e folga” (Lucas 12:19).

No entanto, de acordo com Lucas 12:20, o que Deus lhe diz? “Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” Um tolo, é aquele se coloca a si em primeiro lugar e deixa Deus para o último plano. Louco é também aquele que diz para si mesmo: “não há Deus”. (Salmos 14:1).

Somos tolos se escolhermos amigos cuja prioridade número um é qualquer outra coisa menos agradar a Deus e buscar o interesse próprio acima de qualquer outra prioridade.
O tipo de pessoa que vais ser daqui a um ano será determinado pelo tipo dos amigos que escolheres. Isto é especialmente importante para jovens devido à enorme pressão que enfrentam para fazer parte de um grupo social. Os jovens devem escolher os seus amigos com base no carácter e não aparência, na simpatia e não na popularidade. Alguém disse “quem quer ser amigo de todos não é amigo de ninguém”.

O que é mais fácil? Ir para cima ou para baixo? Levante os seus braços e depois deixa-os cair. Qual foi a acção mais fácil? Para cima ou para baixo? Se fizeres amigos cujo moral é inferior ao teu o que é mais provável que aconteça? Eles irão levantar-te ou afundar-te?
É assim que acontece nas relações sociais e em todos os aspectos em que estamos expostos a influências. È que alguns já nem fazem amigos pessoais, apenas os têm hipoteticamente nas redes de internet.

Além do mais há que considerar o facto de que nos relacionamentos o fácil é perder e o difícil é conquistar.

As pessoas poderão puxar-nos para baixo moralmente muito mais fácil do que nós as conseguimos puxar para cima. É por isso que precisamos lembrar do princípio que se encontra em Provérbios 12:26 “O justo é mais excelente do que o seu próximo, mas o caminho dos ímpios faz errar.” ou “O justo é um guia para o seu próximo; mas o caminho dos ímpios os faz errar.” ou de acordo com a saberia popular portuguesa: “as más companhias corrompem os bons costumes”

Uma pessoa verdadeiramente justa escolherá amigos com cuidado, mas os ímpios não se importam de quem eles se tornam amigos, porque eles já estão no mau caminho.

Para encontrar amigos fantásticos temos de evitar os amigos tolos. Em vez disso...

B. Escolhe amigos que edifiquem.

Isso significa para seleccionares amigos que te tornam mais forte, que te fortificam. Amigos que nos fortalecem fazem pelo menos duas coisas para nós:

1. Eles edificam-nos moralmente.

O verdadeiro teste de uma amizade fantástica é: essa amizade faz-te uma pessoa melhor ou pior? Provérbios 27:9 diz-nos: “O óleo e o perfume alegram o coração…” e a segunda parte do provérbio de Salomão diz “assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial.” ou, “assim é o doce conselho do homem para o seu amigo. Medite da comparação: óleo e perfume / conselho cordial e, coração alegre / doçura do amigo.

Alguém escreveu, “Eu te amo não pelo que tu és, mas pelo que eu sou quando estou contigo. Eu te amo não pelo que fizeste por ti mesmo, mas pelo que fizeste em mim.”
Os amigos fantásticos fazem de nós pessoas melhores, porque nos edificam moralmente.

2. Eles edificam-nos emocionalmente.

Um amigo fantástico é um amigo, ponto final. Uma publicação Inglesa fez concurso para a melhor definição de um amigo. Algumas das melhores respostas são:
“Aquele que multiplica as alegrias e divide as tristezas” e; “alguém que entende o nosso silêncio.”

No entanto, a frase vencedora foi: “Um amigo é alguém que chega quando já todo o mundo se foi.” Isto é apenas outra maneira de dizer a verdade encontrada em Provérbios 17:17 “Em todo o tempo ama o amigo”

Para encontrar amigos fantásticos, nós não escolhemos amigos tolos, em vez disso, sim, escolhemos amigos que nos edificam ou que nos fortalecem.
Mas, especificamente, como vamos fazer isso? Para responder a essa pergunta precisamos discutir...

C. Como fazer amigos fantásticos.

Deus quer que tenhamos amigos fantásticos, amigos que edificam. E isto requer fazermos pelo menos cinco coisas:

1. Sê alegre, feliz, contente.

Isto significa sorrir muito! Há um enorme poder no sorriso. Sorria agora mesmo! Isso fará com que tu e todos ao teu redor se sintam melhor. Um sorriso é uma grande ferramenta para fazer amigos.

Sorrir e fazer as pessoas sorrir faz com que tenhas muitos amigos e uma vida mais feliz. Onde podemos encontrar isso na Bíblia? “Todos os dias do aflito são maus; mas o coração contente tem um banquete contínuo.” Provérbios 15:15

As pessoas não têm só problemas, também gostam da vida. Pode-se ter dificuldades e continuar a viver alegre. Uma pessoa alegre gosta da vida, apesar das circunstâncias adversas.

O apóstolo Paulo aprendeu a contentar-se em qualquer circunstância em que se encontrasse:

“Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição.”
Filipenses 4:11-14
O texto diz ainda que, além Paulo se contentar mesmo na escassez, revela uma coisa preciosa: Paulo tinha amigos!

Facto: algumas pessoas iluminam a sala quando entram; outras iluminam quando saiem!

2. Sê generoso com elogios.

Isso faz com que as pessoas se sintam mais apreciadas e elas correspondem trazendo também o seu melhor. O mundo está cheio de pessoas críticas, negativas, que estão sempre a deitar os outros abaixo. Como cristãos não devemos fazer como o mundo. O momento mais importante para elogiar a pessoa é quando ela está em baixo por qualquer motivo.

E onde isso está escrito na Bíblia? Em Provérbios 12:25 “A ansiedade no coração deixa o homem abatido mas uma boa palavra o alegra.” Concentra-te portanto nos talentos das pessoas, na sua honestidade, na sua lealdade, habilidade, sucesso. Todo o mundo gosta de ser apreciado e se as pessoas se sentirem apreciadas por sermos generosos com o nosso elogio, iremos ter muitos amigos fantásticos.

3. Sê modesto, humilde e simples.

Significa não te aplaudires a ti próprio, não ir para as esquinas contar sobre as tuas vaidades e não clicar “gosto” nos teus próprios posts. A modéstia, a humildade, e a simplicidade é um dos princípios importantes para fazermos amigos. Quando nós “fazemos a festa a lançamos os foguetes” damos a impressão de que estamos inseguros, que somos fanfarrões e arrogantes.

É por isso que Provérbios 27:2 dá-nos um princípio importante para fazermos amigos fantásticos: “Que um outro te louve, e não a tua própria boca; o estranho, e não os teus lábios.”

Algumas pessoas gabam-se por “associação”. Tentam impressionar-nos com pessoas famosas que eles dizem conhecer ou com pessoas bem-sucedidas com quem estão associadas em negócios, com quem convivem frequentemente, etc. Eles também se gabam onde foram ou o que realizaram. Mas a verdade que é que todos troçam de pessoas que falam de si próprios.

Certa pessoa era tão gabarolas que nunca deixava ninguém falar. Mas um dia cai em si e diz: “Oh, desculpe estar sempre a falar a meu respeito, fale você agora um pouco de mim”

Ser modesto significa elogiar os outros em vez de nós próprios. A forma como podemos fazer isso é perguntar aos nossos amigos sobre o seu trabalho, sobre a família, sobre os seus gostos, etc. Esqueça o seu egoísmo, interesse-se pelos seus amigos, seja atencioso com eles e isso fará com que eles o admirem ainda mais.

Quando perguntamos às pessoas sobre os problemas delas, damos-lhes a oportunidade de começar a falar sobre tudo o que mais ninguém lhes deu oportunidade para o fazer. Mas lembre-se sempre que ninguém gosta de tagarelas que gostam de impressionar. Se fores um bom ouvinte, elas vão pensar que és uma pessoa brilhante, agradável, e segura. Se falares apenas de ti, no mínimo tu és um chato!

4. Sê real, autêntico e verdadeiro.

Isto significa ser honesto sobre as tuas fraquezas, medos e erros. Baixa as tuas defesas e torna-te transparente.

Paulo tinha muitos amigos fantásticos como podemos ver facilmente lendo Romanos 16:1-15. Um factor de carácter que encontramos em Paulo era a sua honestidade a respeito de si mesmo. Ele nunca tentou agir como “super” cristão ou que nunca vacilou na sua fé: “E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.” I Coríntios 2:3

Eu vou dizer uma coisa que pode chocar-te: todo mundo já sabe que não és perfeito! Então não finjas. Ninguém é perfeito em tudo. As pessoas gostam quando somos honestos sobre as nossas próprias lutas na nossa vida pessoal, profissional, cristã e nas nossas dificuldades triviais.

5. Sê fiel no estudo da Bíblia.

Não há melhor lugar para encontrar amigos fantásticos do que num grupo de estudo bíblico, grupo familiar, ou de oração. Conhecer pessoas em pequenos grupos é muito mais fácil do que num grupo grande ou num culto público.

Além disso, uma pesquisa mostra que se não te envolveres activamente na tua igreja local ou num pequeno grupo de estudo da Bíblia, é provável que abandones a igreja dentro de dois anos. Por quê? Porque realmente não fizeste bons amigos. Precisas de amigos cristãos fantásticos por causa de uma verdade que está contida em Provérbios 27:17 “Como o ferro com ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo.”

Se esfregar um pedaço de ferro contra um outro pedaço de ferro vai afiá-lo. E da mesma forma, um bom amigo cristão pode ajudar-te a “afiar” as tuas habilidades espirituais no estudo da Bíblia, na oração, a encontrares os teus dons espirituais e o teu lugar de vocação no serviço a Deus e aos outros.

Para encontrares amigos fantásticos, deves ser alegre, generoso com elogios, modesto, real, e seres fiel no estudo da Bíblia.

Qual dessas áreas precisas de mais atenção em tua vida e o que você vai fazer sobre isso a partir de hoje?

Vídeo desta mensagem na Assembleia de Deus de Portimão

Sem comentários:

Enviar um comentário