sábado, 22 de dezembro de 2012

Nunca desista



Muitas pessoas que planeiam triunfar na vida por um tempo sobem os degraus do sucesso mas no final acabam por fracassar.

David venceu Golias. Mas Golias não foi o seu maior gigante. Os gigantes ajudam a revelar quem somos, se somos covardes ou corajosos. E há ainda os gigantes reais e os fictícios. Os dez espias de Israel, por exemplo ampliaram os gigantes na sua mente: “Somos aos seus olhos como gafanhotos”.

Mas também há os gigantes reais: a saúde, a economia, o emprego, a família em crise. Há gigantes em cada esquina. Como iremos vencer tantos gigantes?



1º Gigante: O pessimismo.

I Samuel 17:10,11 “Disse mais o filisteu: Desafio hoje as fileiras de Israel; dai-me um homem, para que nós dois pelejemos. Ouvindo, então, Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, desalentaram-se, e temeram muito.”

O nosso inimigo só será vencido se não dermos ouvidos a vozes negativas.


O texto diz que Saul e todo o Israel ouviu. Mais à frente no verso 24 diz que o povo viu. O cenário era amis ou menos este: um exército em cada monte, um vale no meio e um gigante aos gritos a desafiar por um homem do exército de Saul. Uma coisa que me indigna neste texto é que Saul era de uma estatura elevada e como Rei tinha o dever se sacrificar aceitando este desafio.

O gigante Golias era um homem com quase 3 metros de altura. A sua estatura mesmo ao longe intimidava. O rei, seus exércitos e o povo tremia de medo. Durante quarenta dias o gigante afrontou os exércitos de Israel e ninguém tinha coragem de lutar contra ele. O que prevalecia no meio do exército e do povo era um total pessimismo.

Contudo David não deixou que o pessimismo do povo lhe roubasse a coragem. O que poderia ser comentado no meio do povo durante estes 40 dias?
  • Ouviste o que ele disse?
  • Viste como ele é grande?
  • Reparaste como ele vem bem armado?
  • Nós vamos perder esta guerra!
  • Os nossos filhos vão chorar a nossa morte;
  • As nossas viúvas vão ser maltratadas;
  • Os nossos bens vão ser saqueados.

Entre o povo a linguagem era de desistidos e fracassados. As pessoas comentam sobre a crise e estão à partida derrotadas. Eles só olham para a altura dos gigantes. Mas é no tempo de crise que se revelam os heróis. É no meio da crise que se revelam os vencedores.

Não escute a voz dos pessimistas. Não dê atenção aos medrosos. Os gigantes podem ser vencidos. Você pode ser um vencedor.

2º Gigante: a crítica.

I Samuel 17:28-30 “Eliabe, seu irmão mais velho, ouviu-o quando falava àqueles homens; pelo que se acendeu a sua ira contra Davi, e disse: Por que desceste aqui, e a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Eu conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração; pois desceste para ver a peleja. Respondeu Davi: Que fiz eu agora? porventura não há razão para isso? E virou-se dele para outro, e repetiu as suas perguntas; e o povo lhe respondeu como da primeira vez.”
  1. A crítica fere mais quando vem de alguém que está acima de nós – Eliabe era o irmão mais velho – Esperamos daqueles que temos como referência o melhor apoio e isso nem sempre acontece;
  2. A crítica fere quando as nossas motivações são postas em causa – Eliabe achou que David era motivado pela presunção;
  3. A crítica fere quando é constante – “Que fiz eu agora?” – dá ideia que naquela família David estava sempre a ser apontado por tudo o que fazia.
  4. A crítica fere-nos quando vem de pessoas que conhecem o nosso carácter à muito tempo e não esperamos que nos vejam desse modo. Eliabe cresceu com David e era seu irmão. Era da própria família. Quando mais íntima é a relação, mas dolorosa é a crítica;
  5. A crítica fere quando vem de pessoas que não acreditam no nosso potencial.
I Samuel 17:31-33 “Então, ouvidas as palavras que Davi falara, foram elas referidas a Saul, que mandou chamá-lo. E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu. Saul, porém, disse a Davi: Não poderás ir contra esse filisteu para pelejar com ele, pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.”

“Tu não podes...”;
“Tu não tens experiência”;
“Tu ainda és muito jovem”.
“Tu não és capaz”

Exemplos de jovens sem futuro: 
  • Bethoven – “Esse jovem tem uma maneira estranha de manusear o violino. Prefere tocar suas próprias canções ao invés de aprimorar suas técnicas”. Seu professor qualificou-o sem capacidades para o futuro;
  • Walt Disney – Foi despedido por um editor de um jornal por falta de ideias. Walt Disney foi à falência várias vezes;
  • Thomas Alva Edison – Seu professor lhe disse que ele era muito estúpido para aprender qualquer coisa. Registrou a patente de mais de 1.000 invenções;
  • Albert Einstein – Sua tese de doutorado em Bonn foi considerada irrelevante e sofisticada. Alguns anos depois seria expulso da Escola Politécnica de Zurich;
  • Louis Pasteur – Foi apenas um estudante medíocre. Em Química foi colocado em décimo quinto lugar num grupo de 22. Inventou a penicilina;
  • Henry Ford – O primeiro a fabricar carros em série. Foi à falência cinco vezes antes de ser bem sucedido nos seus negócios.
Não deixe que as críticas coloquem medo no seu coração. Fuja dos críticos, enfrente e vença os gigantes.

3º Gigante: Armas erradas

Os gigantes só são vencidos se não tentarmos imitar os sucessos dos outros. Você só vence os gigantes quando desiste de lutar com as armas alheias e age com autenticidade.

I Samuel 17:38-40 “E vestiu a David da sua própria armadura, pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça. David cingiu a espada sobre a armadura e procurou em vão andar, pois não estava acostumado àquilo. Então disse David a Saul: Não posso andar com isto, pois não estou acostumado. E David tirou aquilo de sobre si. Então tomou na mão o seu cajado, escolheu do ribeiro cinco seixos lisos e pô-los no alforje de pastor que trazia, a saber, no surrão, e, tomando na mão a sua funda, foi-se chegando ao filisteu.”

Saul queria colocar uma armadura em David que não era dele. David disse: “Não posso andar com isto” e “David tirou aquilo de sobre si”. Não podemos enfrentar gigantes com armas alheias, use as suas próprias armas.

Em tempo de crise é vulgar que outros nos queiram tornar iguais a eles. Com eles não funciona e querem que as mesmas armas que não funcionaram com eles funcionem connosco. Se as armas eram boas porque Saul não as usou? Porque mesmo inconscientemente as pessoas querem à força que nos tornemos iguais a eles: perdedores.

Mas seja você mesmo. Você é uma pessoa única, singular. Você pode vencer com os dons e talentos que Deus lhe deu. Você pode vencer no mesmo campo crivado de perdedores. Não se assuste se os gigantes o ameaçam e tentam troçar da sua determinação. Agarre os gigantes pelo pescoço e triunfe sobre eles.

4º Gigante: Determinação.

I Samuel 17:48 “Quando o filisteu se levantou e veio chegando para se defrontar com Davi, este se apressou e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.”

Um gigante só é vencido quando estamos determinados a vencê-lo. David avaliou a situação e assumiu com determinação: Eu posso vencê-lo! Eu vou vencê-lo! Então ele disse: “Eu vou vencer-te” (v.46)

Nenhuma batalha é ganha sem determinação. Assim que o presunçoso gigante se levantou David correu na direcção dele como quem corre contra o urso que quer comer o cordeiro. Estrategicamente surpreendeu o inimigo fintando a pontaria da sua lança. Se David ficasse estático ou caminhasse devagar ele atiraria a lança e lhe acertaria. Mas a determinação que David para ganhar tinha fez com que ele se lançasse em perseguição da sua presa e isso faz-se com agilidade e velocidade.

Podemos ainda alvitrar a razão porque David tinha 5 pedras: “Se eu falhar na primeira, na segunda, na terceira, na quarta tentativa, eu não vou desistir.”

Deus não te criou para ser um fracasso. Ele quer conduzir-te em triunfo por isso não desistas.

5º Gigante: a humildade de reconhecer em Deus o seu Salvador.

O gigante só é de facto vencido se você tiver a sublimidade de reconhecer que Deus é quem lhe dá a força para vencer:

I Samuel 17:37, 45, 47 “Disse mais David: O Senhor, que me livrou das garras do leão, e das garras do urso, me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a David: Vai, e o Senhor seja contigo.” “David, porém, lhe respondeu: Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.” “e para que toda esta assembléia saiba que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; pois do Senhor é a batalha, e ele vos entregará em nossas mãos.”
  • David entrou na peleja sabendo que é Deus quem nos conduz em triunfo. A vitória vem de Deus. É ele quem fortalece as nossas mãos para a batalha. Ele é o nosso criador, sustentador, redentor, protector.
  • Saul e um exército inteiro temeram porque olharam para o tamanho do gigante.
  • David venceu porque olhou para Deus.
  • Os doze espias olharam para os gigantes. Josué e Caleb olharam para Deus.
As vitórias que temos vêm de Deus e devemos-lhe a Ele toda a glória. Só Ele é digno de louvor. Só ele deve ser engrandecido.

CONCLUSÃO

  1. Vence o pessimismo;
  2. Vence a crítica;
  3. Escolhe as armas certas;
  4. Sê determinado;
  5. Reconhece Deus na tua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário