sábado, 15 de dezembro de 2012

O REI quer que te sentes na Sua mesa




“Ora, Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Este era da idade de cinco anos quando chegaram de Jizreel as novas a respeito de Saul e Jônatas; pelo que sua ama o tomou, e fugiu; e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo. O seu nome era Mefibosete”
II Samuel 4:4

Significado de Mefibosete: vergonha

O cenário: a guerra, a notícia da morte do Rei Saul e seu filho primogénito Jónatas, a ama que foge, e a desgraça de um menino que se chama (ou passou a chamar-se) Mefibosete cujo nome significa “vergonha”.

Passado um tempo, depois de David ter consolidado o seu governo em Israel o texto relata-nos o seguinte:“Disse Davi: Resta ainda alguém da casa de Saul, para que eu use de benevolência para com ele por amor de Jônatas?” II Sa 9:1

Convém lembrar neste ponto que David e Jónatas eram amigos de aliança. Jónatas esteve sempre do lado do seu amigo David contra as loucuras de Saul, Rei de Israel e seu pai.


Dá impressão que David foi acometido de saudade daquela amizade e lealdade que lhe tinha poupado a vida em tempos: “Há alguém da família do meu amigo para com quem eu possa cumprir com a minha aliança?” E havia. Era o neto do seu pior inimigo – Mefibosete.

II Samuel 9:2,3

“E havia um servo da casa de Saul, cujo nome era Ziba; e o chamaram à presença de Davi. perguntou-lhe o rei: Tu és Ziba? Respondeu ele: Teu servo! Prosseguiu o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu possa usar com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado dos pés.”

Repare no detalhe do texto. Para David já não era apenas a sua saudade ou gesto de honra da aliança que teve com o seu amigo. Era a benevolência de Deus!

Outro detalhe. Mas porque as pessoas têm sempre que nos adjectivar com defeitos relacionados com o nosso passado? David tinha perguntado “por alguém”, não por quem fosse coxo, cego, mudo, surdo, o que fosse. David queria uma pessoa real que pudesse ser alvo da graça de Deus.

Já tinham passado alguns anos e Mefibosete até já tinha um filho. Mas a vergonha perseguia-o vida afora.

Infelizmente ainda hoje é assim. As pessoas já têm tantos problemas e há sempre alguém que pelo resto da vida faz questão de os lembrar…

Continuemos…

“Perguntou-lhe o rei: Onde está? Respondeu Ziba ao rei: Está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.” II Sa 9:4

Em Lo-Debar? Mas que lugar estranho para alguém ir viver! Lo-Debar significa “ausência de pasto”! É portanto caso para dizer que “a vergonha” foi viver para a “terra sem pasto”. Acrescente a isto se faz favor que um homem coxo tem muito mais dificuldade em executar tarefas laborais do que uma pessoa com as suas capacidades físicas totais. Feito o somatório das dificuldades teremos um homem escondido e envergonhado, deficiente a lutar pela vida numa terra árida onde quase tudo o que se plantava secava.

“Então mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.” II Sa 9:5

Então a Graça de Deus começa a manifestar-se:
O Rei mandou Mefibosete sair da terra sem pasto!

“E Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, veio a Davi e, prostrando-se com o rosto em terra, lhe fez reverência. E disse Davi: Mefibosete! Respondeu ele: Eis aqui teu servo.”
II Sa 9:6

O que se passaria na cabeça de Mefibosete, que durante anos viveu na pobreza, quando é chamado á presença do Rei. Certamente que ele foi todo o caminho com medo assim que David o vê, imediatamente repara no medo que estava estampado no seu rosto e diz:

“…Não temas, porque de certo usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai; e tu sempre comerás à minha mesa.” II Sam 9:7

“Não temas” é uma expressão que aparece cerca de 60 vezes na Bíblia e na sua maioria ditas pelo próprio Deus! “Não temas” é tranquilizador em cenários adversos ou em “aparições” de Deus aqueles a quem Ele quer entregar uma mensagem.

Assim, o versículo anterior contém quatro grandes concessões a Mefibosete:
- Não temas;
- Benevolência;
- Restituição;
- Mesa.

Quantas terras e bens não teria Saul e que o governo de David passou a administrar… e por causa de uma ALIANÇA Mefibosete viu todos os seus bens restaurados.

Por causa de uma aliança Deus que restaurar tudo na TUA vida, porque Ele é o nosso Rei, Ele É o nosso Pai.

Mefibosete mal queria acreditar no que estava a ouvir. Demasiado para um dia só! Deu uma resposta própria de quem não acreditou naquilo que ouviu:

“Então Mefibosete lhe fez reverência, e disse: Que é o teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?” 2Sa 9:8

A cabeça de Mefibosete estava formatada por tantos anos ter vivido escondido e envergonhado como se fosse um cão vadio. Sentia-se humilhado e usou uma das palavras mais baixas na cultura judaica para expressar o que sentia na alma: “cão morto tal como eu”.

Esta era a sua condição:
- “Toda a minha vida sofri”;
- “Toda a minha vida vivi abandonado”;
- “Toda a minha vida vivi com vergonha”.

Mas repare. David tinha acabado de DECLARAR a prosperidade e Mefibosete e ele estava a lembrar-se da miséria.

David apercebeu-se que ele de momento não estava em condições psicológicas para digerir o que lhe tinha sido concedido e então vira-se para o seu servo Ziba:

“Então chamou Davi a Ziba, servo de Saul, e disse-lhe: Tudo o que pertencia a Saul, e a toda a sua casa, tenho dado ao filho de teu senhor.
Cultivar-lhe-ás, pois, a terra, tu e teus filhos, e teus servos; e recolherás os frutos, para que o filho de teu senhor tenha pão para comer; mas Mefibosete, filho de teu senhor, comerá sempre à minha mesa. Ora, tinha Ziba quinze filhos e vinte servos.
Respondeu Ziba ao rei: Conforme tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim o fará ele. Disse o rei: Quanto a Mefibosete, ele comerá à minha mesa como um dos filhos do rei.
E tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica. E todos quantos moravam em casa de Ziba eram servos de Mefibosete.
Morava, pois, Mefibosete em Jerusalém, porquanto sempre comia à mesa do rei. E era coxo de ambos os pés.”

II Sa 9:9-13

Importante:
- O REI quer que habites “Jerusalém” (cidade da paz), não em “Lo-debar” (terra sem pasto)!
- O REI quer que O temas, não que tenhas medo d’Dele;
- O REI quer restituir-te tudo o que te prometeu e te pertence por direito;
- O REI quer ter comunhão contigo.

Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que “habitais em Lo-Debar”*, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.”
Mateus 11:28-30

*“habitais em Lo-Debar” = “estais cansados e oprimidos”


Sem comentários:

Enviar um comentário