sexta-feira, 1 de março de 2013

Preguiçosos e viciados no trabalho




"O caminho do preguiçoso é como a sebe de espinhos; porém a vereda dos justos é uma estrada real." Provérbios 15:19

Nesta mensagem vamos falar sobre deixar a preguiça. A palavra para "preguiçoso" ou "preguiça" significa "movimento lento".

O preguiçoso, conforme o senso comum, é aquele indivíduo avesso a atividades que mobilizem esforço físico ou mental. De modo que lhe é conveniente direcionar a sua vida a fins que não envolvam maiores esforços. A preguiça é algo que pode ser combatido e pode ter motivações psicológicas e fisiológicas.


"Preguiça" é também um mamífero que vive em árvores e que descansam costas para baixo em galhos e alimenta-se de frutas e vegetação. A preguiça é tão preguiçosa que se pendura pelas suas garras por dias de cada vez. Ela dorme cerca de 14 horas, reproduz-se nas árvores, não faz mais nada a não ser comer e dormir; por isso ela é considerada a mais preguiçosa de todas as criaturas.

A Bíblia também chama à pessoa que se demora excessivamente de "preguiçoso." Você conhece algum humano como a Preguiça, preguiçoso ou uma pessoa realmente preguiçosa?


Você pode até surpreender-se com quem é verdadeiramente um preguiçoso, porque a preguiça é "seletiva", ou seja, pode haver alguma área na nossa vida em que sejamos preguiçosos.

Todos podemos ser preguiçosos e geralmente isso ocorre em áreas vitais ou importantes. Podemos ser viciados em trabalho e ainda assim ser preguiçosos.

Nesta mensagem vamos olhar para o custo da preguiça e o benefício que resulta da cura para a preguiça.

A. O custo da preguiça


1. A preguiça estraga relacionamentos.

A preguiça torna-se mais evidente na nossa vida ao nos tornarmos negligentes para com as outras pessoas. Dito de outra forma, se você é preguiçoso para ir trabalhar isso vai notar-se ainda mais nas suas responsabilidades para com as outras pessoas.

O preguiçoso é comodista e pragmático: só faz alguma coisa tendo em vista o lucro imediato, não pensa nos outros nem no futuro.

Um dos melhores exemplos do custo de preguiça ocorreu poucas horas antes de Jesus ser crucificado. Logo após a Última Ceia Jesus leva seus discípulos para o Jardim do Getsêmani, deixa alguns à entrada do jardim e diz-lhes: "Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar" (Mateus 26:36b).Então, Ele levou a Pedro, Tiago e João, os seus discípulos mais íntimos, para o interior do jardim. De seguida Jesus diz-lhes: "A minha alma está cheia de tristeza até a morte" (Mateus 26:38). O que mais ele lhes diz? "Ficai aqui e velai comigo."


Mais do que em qualquer outro momento da sua vida Jesus precisa do apoio, amor e orações dos seus três amigos mais próximos.

De todas as pessoas na terra certamente que Ele podia contar com Pedro, Tiago e João. Mas que acontece? Quando Jesus volta encontra todos os três a dormir! Não demora muito para que Jesus diga a Pedro o que nenhum de nós gostaria de ouvir: "… nem uma hora pudeste velar comigo" (Mateus 26:40b)

Podemos ouvir a mágoa e a decepção nesta pergunta de Jesus? Quando Ele mais precisa deles estão muito cansados e demasiado preguiçosos para velar com ele uma hora.

O que acontece quando tiramos uns minutos para agradecer a Deus pelas refeições? Estamos distraídos, apressados e indiferentes.Vamos aplicar isso nas nossas vidas.

Quantas vezes não chegamos a casa cansados depois de um dia de trabalho ou de um momento difícil nesse dia… O seu cônjuge e os seus filhos estão à sua espera e da expressão do seu amor por eles… Você tem a oportunidade de dar aos seus filhos um abraço, de ouvir como lhes correu o dia, e eles de lhe contar como lhes correu os testes na escola.

Você também tem uma boa oportunidade de expressar seu amor e apreço ao seu cônjuge na frente de seus filhos, mas está muito cansado, não é? Depois do jantar você entra em colapso no seu lugar favorito do sofá e a TV para o resto da noite.

Só falta dizer que você perdeu a oportunidade de brincar com seus filhos, talvez ajudá-los com os trabalhos da escola e orar com eles antes de ir para a cama. Essas oportunidades de expressar o seu amor foram-se para sempre, nunca mais voltam!

Você não perde essas oportunidades, porque é uma pessoa má, porque não se importa com a família, mas apenas porque tem PREGUIÇA de fazer coisas importantes com a desculpa de que está cansado.

Esta é a história da maioria dos viciados no trabalho: eles fazem tudo no trabalho mesmo quando estão cansados. Mas quando chegam a casa, para as suas esposas e para os seus filhos, estão muito cansados e preguiçosos para fazer parte das coisas que realmente são mais importantes na vida, o afeto, o relacionamento.

Mas preguiça não se manifesta apenas em pessoas cansadas, é também um problema de escolha entre quem se decide pelo o seu próprio conforto e interesse pessoal em vez do calor humano e as relações inter-pessoais.

Note bem: a maioria das coisas importantes da vida são feitas por pessoas quando estão cansadas ou excessivamente ocupadas, mas que se recusam a ser preguiçosas. "O caminho do preguiçoso é cercado de espinhos, mas a vereda dos retos é bem aplanada." Provérbios 15:19

- O que está cercado de espinhos: são as pessoas preguiçosas sempre têm desculpas,e que as impede de fazer o que deveriam. O justo realiza coisas, o preguiçoso alega desculpas com imensos argumentos.

- O que trilha na vereda dos justos: são as pessoas que estão ocupadas em atender a muitas coisas importantes, ao invés de perderem o seu tempo com coisas fúteis, e sabem dar maior valor ao que realmente é importante.

A maioria dos problemas conjugais são o resultado de preguiça porque o casamento, simplesmente, é trabalho duro. Se um, ou ambos os cônjuges, é preguiçoso o efeito seguinte é descontentamento e discussão.

Preguiça é também muitas vezes a causa dos problemas dos pais pois eles têm preguiça de ouvir e para ajudar nos trabalhos da escola e não dão um bom exemplo de empenho nas lides da casa.

"O preguiçoso não lavrará por causa do inverno, pelo que mendigará na sega, mas nada receberá." (Provérbios 20:4) Este é sem dúvida um bom conselho para uma relação familiar saudável, o inverno, o frio, ou qualquer outro argumento, não pode servir de desculpa para o nosso empenho total em todas as áreas da nossa vida.


Se não lavrares quando tens oportunidade, o dia virá em que vais olhar para teus relacionamentos e não vais encontrar nada. Muitos pais dizem: "Bem, quando as coisas estiverem mais organizadas no trabalho vou ter mais tempo para os meus filhos." Porém deixe-me dizer que esse tempo nunca chegará, além de que, quando você desejar fazê-lo, vai achar-se "sem jeito" para fazer naturalmente aquilo que sempre se recusou a fazer.

"O preguiçoso deixa de assar a sua caça, mas ser diligente é o precioso bem do homem." Provérbios 12:27


Os preguiçosos não cuidam dos seus bens porque eles não valorizam o que têm, mas uma pessoa diligente valoriza, usufrui e cuida de tudo quanto Deus lhe concedeu.

As coisas mais importantes na nossa vida são os nossos relacionamentos mas a preguiça estraga-os. E se isso é verdade nos nossos relacionamentos humanos, também o é no nosso relacionamento com Deus, e o facto é que a maioria dos cristãos não têm uma estreita relação com o Deus como deveriam, pois são muito preguiçosos para serem fiéis no estudo da Bíblia, aos cultos, à leitura da Bíblia, oração, etc. A preguiça estraga nossos relacionamentos.

2. A preguiça sufoca as boas intenções.

"Na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mateus 26:41)


Porque a nossa carne é fraca as nossas boas intenções são muitas vezes anuladas. Quantos não quiseram já perder peso, deixar de mentir, passar a ajudar em casa, a orar mais, a ler a Bíblia todos os dias… mas nunca passou de boas intenções.

Se quisermos desenvolver uma melhor forma física ou espiritual, enriquecer nossos casamentos, ou melhorar nossas relações familiares, precisamos mais do que boas intenções.

"A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta." Provérbios 13:4

Nada irá melhorar até que seja feito um esforço concreto e as mudanças necessárias. Isto significa que os desejos de uma pessoa preguiçosa não são cumpridas porque ele ou ela não está disposta a fazer o esforço necessário.

Somos uma geração de pessoas que querem tudo fácil, mas as coisas mais importantes na vida não são fáceis nem baratas, conquistam-se com trabalho e persistência.Qual é o custo da preguiça? Estraga nossos relacionamentos e sufoca boas intenções. E, agora, vamos ver...

B. A cura para a preguiça

1. Elimine áreas de preguiça

A sua preguiça pode ser encontrada nas suas relações familiares, no seu relacionamento com Deus, na a sua gestão do dinheiro, etc. "Ensina-me e eu me calarei; e faz-me entender em que errei." (Jó 6:24) Esta pode ser para começar a sua oração sincera.

2. Procure obter o perdão de Deus.

Confesse honestamente a preguiça como um pecado. Peça a Deus perdão por todas as oportunidades desperdiçadas ou as que não aproveitou.

Se você reconhecesse o prejuízo que a preguiça já causou à sua vida confesse-a: "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará." (Provérbios 28:13)

3. Escolha apenas uma área de cada vez.

Escolha apenas uma área da sua vida em que é preguiçoso porque você só pode trabalhar numa área de cada vez. Trabalhar em uma área todos os dias por 20 dias é um tempo razoável para fazermos uma mudança permanente.

4. Comece a mudança hoje...

... não no mês seguinte, não na próxima semana, nem amanhã! HOJE! A procrastinação só vai dar tempo para que o seu carácter se deteriore ainda mais."Um dia destes" realmente significa "dia de São Nunca" Estamos sempre prontos a fazer mudanças "amanhã". "Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará." Provérbios 27:1

Não espere por um tempo melhor. Tentamos encobrir a nossa preguiça dizendo "eu estou à espera de uma oportunidade melhor". Qualquer pessoa que realmente quer mudar descobre uma forma de o fazer, mas a pessoa que realmente não quer mudar sempre encontra uma desculpa.

"Diz o preguiçoso: Um leão está lá fora; serei morto no meio das ruas." (Provérbios 22:13) Uma pessoa preguiçosa é cheia de desculpas. Somos todos bons em dar desculpas.Benjamin Franklin disse: "Pessoas que são boas em arranjar desculpas raramente são boas em qualquer outra coisa."

Arranjamos desculpas para muita coisa e se você ainda não tem a certeza se é preguiçoso ou não se lembra das vezes que adiou alguma coisa que já deveria ter feito está na hora de refletir sobre as diferentes áreas da sua vida que adiou coisas que já deveriam ter sido feitas.

"Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará." (Eclesiastes 11:4) Em outras palavras, se você espera pelas condições perfeitas para realizar alguma coisa diferente nunca vai conseguir fazer nada.

O que será necessário para que você faça essa mudança importante que você vem sempre adiando? Todas as boas intenções do mundo não vão fazer qualquer diferença.A cura para a preguiça é:

- Eliminar as áreas da preguiça;
- Buscarmos o perdão de Deus;
- Selecionar uma área de cada vez;
- e começar a fazer melhor hoje.



Sem comentários:

Enviar um comentário