quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O estrangeiro que não quis apenas uma parte da bênção.


A lepra é uma doença degenerativa. As extremidades dos dedos, orelhas, nariz, pálpebras apodrecem e caiem. No caso das pálpebras, uma vez sem elas o leproso cega porque os seus olhos perdem a lubrificação.

Assim este grupo deveria ter indivíduos com vários estágios da doença e dificuldades diversificadas. Uns poderiam ser cegos e outros poderiam ser coxos.

Lucas 17:11-19 “E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passava pela divisa entre a Samaria e a Galiléia. Ao entrar em certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, os quais pararam de longe, e levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós! Ele, logo que os viu, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, enquanto iam, ficaram limpos. Um deles, vendo que fora curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, dando-lhe graças; e este era samaritano. Perguntou, pois, Jesus: Não foram limpos os dez? E os nove, onde estão? Não se achou quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.”


Quando Jesus os encontrou deu-lhes uma ordem: IDE ! A obediência está primeiro que tudo. Nada se alcança sem esforço, sem trabalho, sem obediência à (ou uma qualquer) autoridade. Em segundo lugar Jesus disse para se mostrarem aos sacerdotes (para que sejam cumpridos todos os procedimentos).

Há pessoas que querem mudanças mas não se querem esforçar. Há também pessoas que querem resultados mas não querem cumprir com disciplina, horários, e cumprir com muitos dos deveres que dizem respeito à vida.

Para ter prosperidade na vida é necessário pelo menos: ensino (como que devo fazer); e orientação (o que devo fazer). Ainda que o milagre por si só tem mais para aprendermos cada detalhe das instruções de Jesus merece atenção.

Voltando ao milagre de cura dos dez, pessoalmente creio que à medida que eles iam em direcção aos sacerdotes foram sendo curados: “Já vejo!”, "já não sou coxo!”, "já ouço bem!", "já não tenho manchas na minha pele!”


Vamos ver sobre os procedimentos que deveriam ser executados em situações como esta:

“Falou mais o Senhor a Moisés e a Arão, dizendo: Quando um homem tiver na pele da sua carne inchação, ou pústula, ou mancha lustrosa, e esta se tornar na sua pele como praga de lepra, então será levado a Arão o sacerdote, ou a um de seus filhos, os sacerdotes, e o sacerdote examinará a praga na pele da carne. Se o pêlo na praga se tiver tornado branco, e a praga parecer mais profunda que a pele, é praga de lepra; o sacerdote, verificando isto, o declarará imundo. Mas, se a mancha lustrosa na sua pele for branca, e não parecer mais profunda que a pele, e o pêlo não se tiver tornado branco, o sacerdote encerrará por sete dias aquele que tem a praga. Ao sétimo dia o sacerdote o examinará; se a praga, na sua opinião, tiver parado e não se tiver estendido na pele, o sacerdote o encerrará por outros sete dias. Ao sétimo dia o sacerdote o examinará outra vez; se a praga tiver escurecido, não se tendo estendido na pele, o sacerdote o declarará limpo; é uma pústula. O homem lavará as suas vestes, e será limpo.” Levítico 13:4-6.

Os dez leprosos ficaram retidos pelo sacerdote pelo menos duas semanas. Foi o tempo para nove deles começarem a pensar nas coisas que tinham para fazer na vida em vez de demonstrar gratidão pela cura que Jesus lhes deu. Há pessoas que ficam tão absorvidas com as novidades que lhes trazem felicidade que depressa se esquecem do caminho que os conduziu à bênção.

Só o samaritano regressou para agradecer. Um indicador de que o Evangelho haveria de alcançar outros povos.

Concluímos então que o samaritano não tinha só fé. Tinha gratidão também.

"A tua fé te salvou."
  • A fé não se demonstra apenas quando precisamos de algo mas também no fim quando recebemos a bênção desejada.

O que mais assombra na história é que eles cumpriram com os preceitos da religião. Sujeitaram-se à Lei, conheciam a verdade, mas não tinham fome dela. Voltaram certamente a ocupar os seus lugares vazios nas cadeiras da sinagoga mas ignoraram por completo a Lei do amor e da gratidão.

Mas um foi determinado: 
  • Não quero ficar aqui sentado!
  • A minha vida vai mudar a partir de hoje!
  • Quero saúde na minha alma também!
  • Não fiquei doente, mas também não vou ficar morno, quero mais!
  • Vou ter com quem me curou!
Aqueles dias de clausura devem tê-lo feito pensar mais longe no tempo de forma diferente: “Eu antes não era doente, mas também não era feliz, quero conhecer mais d’Aquele que tem poder para me dar tudo o que preciso na vida.”

Perguntas:



Obedecer não é fácil. Obediência exige uma aprendizagem e um grande domínio, e quebra, do nosso orgulho. Faz a tua lista de pessoas a quem dedicas obediência.

Quais são as duas pessoas a quem tem mais dificuldade em obedecer?

Disciplina não é obediência, é uma motivação pessoal. Quais as áreas da tua vida em que usas de disciplina pessoal com mais facilidade.

Quais as áreas da tua vida que tens dificuldade em exercer disciplina pessoal?


Em tua opinião qual a razão maior porque uma pessoa deve vir a Jesus?

Sem comentários:

Enviar um comentário