domingo, 6 de outubro de 2013

Perfeição, justiça e paz

Melquisedeque é uma figura misteriosa na Bíblia. A Bíblia não tem enigmas, nem códigos para decifrar como alguns oportunistas nos tentam fazer acreditar para tirar proveito próprio do Livro Sagrado aproveitando-se dos menos esclarecidos. A Bíblia pode ter algumas coisas difíceis de entender por nos faltarem alguns dados culturais, ou até mesmo as traduções ingenuamente podem provocarem-nos algumas dúvidas na precisão dos significados originais.

Melquisedeque é em Hebreus 7:3 "sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida"... e "o qual recebeu o ofício do sacerdócio". Sem dúvida, esses atributos tais como, "sem pai, sem mãe" ou como "sem genealogia, sem princípio de dias", faz dele alguém, indiscutivelmente, de uma natureza sobrenatural.

Apenas três livros da Bíblia o mencionam: Génesis, Salmos e Hebreus.


Génesis 14:18 “Ora, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; pois era sacerdote do Deus Altíssimo”.

Salmos 110:4 “Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque”.

Hebreus 7:11 “De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio Levítico (pois sob este o povo recebeu a lei), que necessidade havia ainda de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão?”

A maioria das tendências teológicas aponta para uma “cristofania”, ou seja, uma aparição de Cristo no Antigo Testamento, encontramos mais, mas esta é uma das mais conhecidas.

Os três versículos escolhidos acima dos três livros diferentes falam-nos de:
- comunhão: um sacerdote que quer ter comunhão connosco;
- sacedócio: alguém que existe e está connosco para sempre;
- redenção: uma vez que nenhuma sacrifício antes resolveu as nossas imperfeições.

A Perfeição.

Entendemos nas escrituras que para alcançar a Deus necessitamos de ser limpos de todo o pecado, sem mácula e sem qualquer imperfeição. “Sem santificação ninguém pode ver a Deus”, é uma das leis mais simples e mais fáceis de entender por todos os mortais.

Hebreus 12:14 “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.”

Os sacerdotes que antes faziam a expiação pelos pecados do povo não eram perfeitos, apenas cumpriam com rituais de purificação, e assim poderiam oferecer sacrifícios pela redenção do povo. Mas de novo, e de acordo com os calendários, tinham de os repetir. Não tinham portanto eficácia definitiva.

A perfeição assumiu a partir daqui proporções de muita intolerância, por parte dos religiosos e fariseus, para com aqueles que não conheciam a Lei, que eram estrangeiros, ou simplesmente com quem não preenchia os requisitos por eles entendidos como vitais para agradar a Deus.

É neste contexto que Deus vem habitar com os mortais. Ele é o Sumo-Sacerdote, sem fim de dias, perfeito, justo e rei de paz.

A exigência de perfeição é um perigo que invade muitas pessoas. Todos temos tendência para nos tornarmos fixados nas nossas descobertas bíblicas ou científicas, há quem seja obcecado pela Lei e quem seja obcecado pela Graça, fazendo de detalhes as suas próprias convicções. Porventura, os que teimam em venerar a Lei falham sempre com alguma coisa nela e os que são obcecados pela Graça acabam por se tornar mais legalistas que os primeiros. Por detrás disto, na verdade, há um sentimento nobre de uma busca honesta da vontade de Deus, mas por fim o resultado é uma cauterização no entendimento que cega toda a possibilidade de descobrir a Deus tal como Ele É e o propósito que Ele tem para as nossas vidas.

Ainda, a perfeição é uma mania que pode trazer imenso transtorno nas relações inter-pessoais e familiares. O transtorno obsessivo-compulsivo é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos em que a pessoa tem comportamentos estranhos para a sociedade e/ou para si próprio. Os indicadores mais frequentes são ideias exageradas e irracionais de saúde, higiene, organização, simetria, perfeição ou manias, "rituais" e deteção rápida dos erros nos outros.

Algumas pessoas, ao invés de receberem os efeitos benéficos da Palavra de Deus ficam afectados no seu equilíbrio pessoal porque fanatizam, automatizam e radicalizam tudo o que está escrito.

De que forma a perfeição requerida por Deus me pode ajudar a ser uma pessoa equilibrada?

Há crentes que entendem perfeição como algo rigoroso, frio, milimétrico, ajustado à medida de certa minha doutrina, regras e interpretação. Jesus disse: “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.” Mateus 5:48. Sabe como essa perfeição se pratica? Podemos começar por amar os inimigos e comunicar com os desconhecidos.

Mateus 5:46-48 “Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios também o mesmo? Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.”

A justiça.

Melquisedeque é rei de justiça. A justiça é por natureza própria implacável, funciona de acordo com a Lei e não tem em conta fatores como a misericórdia e a compaixão. A justiça para ser aplicada necessita de um outro elemento: a verdade. Sem a verdade não é possível que o exercício da justiça seja de verdade justa.

Jesus disse que Ele mesmo “é o caminho, a verdade e a vida…” (João 14:6) Então, se Ele mesmo é a VERDADE, Ele próprio pode também ser o Rei da Justiça.

O sacerdócio de Melquisedeque e o sacerdócio Levítico foram uma providência de Deus para a humanidade até que Jesus, ele próprio, se ofereceu para nos justificar completamente e definitivamente.

Nenhum mortal consegue ser justo como Deus, nenhum sacrifício ou obra humana poderia apagar qual um dos nossos pecados porque todos eles são graves diante de um Deus Santo: “Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” II Coríntios 5:21

A paz

Jesus é o rei da Paz, príncipe da paz. “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade,” Efésios 2:14

Uma das maiores aspirações da humanidade, das famílias, das pessoas, é a paz. A paz é essencial para que todo o tipo de adversidade seja resolvida.

As pessoas não são perfeitas e ao invés disso quando nos tentam provar que o são só provocam em nós irritação.
As pessoas não são justas e quando o tentam ser sempre cometem deslizes de desequilíbrios nos seus juízos. Nem os juízes altamente qualificados e formados conseguem fazer justiça perfeita.
As pessoas não têm paz, o fim tão almejado que resulta de uma satisfação pessoal completa e que é consequência também da justiça aplicada.

A solução passa portanto por abrir caminho para um único ser no universo que é perfeito, justo e autor da paz. Neste nós podemos confiar em absoluto.

Quem é Ele?

“… a quem também Abraão separou o dízimo de tudo (sendo primeiramente, por interpretação do seu nome, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz.” Hebreus 7:2


As outras referências bíblicas sobre Melquisedeque:

Hebreus 5:6 “como também em outro lugar diz: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.”

Hebreus 5:10 “sendo por Deus chamado sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque”.

Hebreus 6:20 “aonde Jesus, como precursor, entrou por nós, feito sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.”

Hebreus 7:1 “Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão quando este regressava da matança dos reis, e o abençoou,”

Hebreus 7:10 “porquanto ele estava ainda nos lombos de seu pai quando Melquisedeque saiu ao encontro deste.”


Heb_7:15  E ainda muito mais manifesto é isto, se à semelhança de Melquisedeque se levanta outro sacerdote,

Heb_7:17  Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.



Perguntas.

1. O que mais te afeta: a (o exagero de) perfeição, a (falta de) justiça, ou a (falta de) paz?

2. No Oásis é proibida a entrada a pessoas perfeitas. Mas não é assim em algumas igrejas e grupos religiosos. Porquê?

3. Lembraste de algum momento na tua vida em que quereres ser perfeito te prejudicou?

4. A justiça é uma das nossas maiores falhas como seres humanos. Quais as áreas da nossa vida em que corremos mais riscos de ser injustos?
(Ex.: na avaliação que fazemos dos outros, nas críticas ao governo, nas ordens que recebemos dos nossos pais, nas críticas que recebemos nos nossos filhos..)

5. Lembraste de alguma vez que tenhas sido injusto(a) para com alguém? Isso afeta-te?

6. Qual a área da tua vida em que mais necessitas de paz?

7. Finalmente, de que forma O perfeito, O justo e o Rei da Paz te podem ajudar a alcançar o que mais necessitas?

Sem comentários:

Enviar um comentário