domingo, 6 de outubro de 2013

Profetas fora da legalidade


A Igreja cristã nos dias de hoje está a atravessar momentos de dificuldade de vária ordem: secularismo, apostasia, doutrinas e práticas estranhas, descrédito causado por escândalos, etc...

Mas Deus tem uma igreja que é discreta, fiel e santa. Em alguns pontos ocasionalmente surgem focos de avivamento, milagres e grandes vitórias. A história mostra-nos que depois de crises de fé ou mesmo de perseguição, Deus renova a sua igreja com grande força e impacto na sociedade.


É nestas ocasiões de crise, mudanças e perca de valores espirituais que a carga dos líderes fica demasiado pesada porque entretanto o descontentamento instala-se entre o povo. Foi o caso de Moisés no segundo ano depois da saída do Egipto.

Deus então preparara um segundo mover do seu Espírito pois Ele não queria que Sua Presença no meio do povo se tornasse numa rotina entediante.

Por isso pessoas como Eldade e Madade são um novo alento, uma frescura e a prova de que Deus não dorme. Eldade e Medade não estavam na tenda da congregação mas eles estavam sob a mira de Deus.

Eldade significa “Deus ama” e Medade significa “amor”. Deus usa e demonstra o seu amor nas ocasiões mais adversas para nos colocar de volta na trajetória que Ele tem para a nossa vida.


Números 11:16,17 “Disse então o Senhor a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem os anciãos do povo e seus oficiais; e os trarás perante a tenda da revelação, para que estejam ali contigo. Então descerei e ali falarei contigo, e tirarei do espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão eles o peso do povo para que tu não o leves só. “

Números 11:25-29 “Então o Senhor desceu: na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito que estava sobre ele, pô-lo sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles profetizaram, mas depois nunca mais o fizeram.
Mas no arraial ficaram dois homens; chamava-se um Eldade, e o outro Medade; e repousou sobre eles: o espírito, porquanto estavam entre os inscritos, ainda que não saíram para irem à tenda; e profetizavam no arraial.
Correu, pois, um moço, e anunciou a Moisés e disse: Eldade e Medade profetizaram no arraial.
Então Josué, filho de Num, servidor de Moisés, um dos seus mancebos escolhidos, respondeu e disse: Meu Senhor Moisés, proíbe-lho.
Moisés, porém, lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Oxalá que do povo do Senhor todos fossem profetas, que o Senhor pusesse o seu espírito sobre eles!”

I. Deus dá instruções a Moisés.

Deus manda Moisés reunir 70 homens, mas não disse quais deles deveria escolher. E assim foi, reunida “a tropa”, eles realmente foram cheios do Espírito de Deus mas depois nunca mais exerceram qualquer responsabilidade ou sequer profetizaram. Depois daquela reunião de avivamento tornaram-se tão inúteis como antes.

Quantos não há por aí que em tempos foram revestidos de uma unção especial e abandonaram a sua chamada ou então apenas vivem de boas memórias?

Naturalmente que um líder tem os seus critérios para escolher pessoas e naturalmente Moisés deverá ter escolhido entre aqueles que ele achava serem os melhores.

- Este é o tipo de ajuntamento que lembra os cultos especiais, a tentativa de fazer uma coisa diferente para levantar o ânimo do povo.
- Quando falha a visão e o progresso os líderes tentam promover cultos especiais para tentar mudar alguma coisa, mas apenas acontece algum movimento do Espírito de Deus, e nada muda.

Deus não permite que homens, por mais conceituados que sejam, tomem a Sua posição ou tomem as Suas decisões. Por mais e maiores crises que possamos passar Deus será sempre quem trará a última resposta.

Não sabemos de que forma o Espírito de Deus tomou os setenta mas sabemos para que este tipo de unção profética serve: para dar força, para dar coragem, para nos fazer seguir em frente, para sabermos que profundamente Deus está em nós para ser o nosso Guia, Consolador e Ajudador.

II. Deus queria que os setenta ajudassem Moisés na liderança do povo.

Deus nunca nos dá algo apenas para que a “nossa barriga se encha”, Ele faz isso porque tem como objetivo usar-nos para o bem da comunidade cristã e do nosso próximo. Um homem cheio de Deus não é uma estrela de cinema para se enriquecer: é um vaso de barro para Deus o usar na construção da Sua obra e do Seu Reino.

O texto é claro dizendo-nos que os setenta não fizeram mais nada depois daquele “culto especial”. Parece também que Moisés não se envolveu mais no assunto ou pelo menos não tem voz ativa no desfecho deste culto de avivamento.

Mas se Moisés os tinha convocado é porque também tinha alguma expectativa relativamente aos resultados. Quem planeia, faz, mas também avalia, portanto, podemos considerar como Moisés terá ficado decepcionado quando percebeu que os 70 vieram apenas para receber, ter uma experiência sobrenatural, e depois disso não tiveram mais nada para dar. O texto tem um desfecho negativo do evento: “depois nunca mais o fizeram”!

III. O Espírito de Deus veio sobre Eldade e Meldade fora da tenda da congregação.

Aqui Deus ensina-nos outra grande lição: quando um homem se esquece de nós ou nos perde de vista, Deus não se esquece de nós. Aquele que tem o coração disponível está sempre debaixo da mira de Deus, mesmo quando não está reunido com “os escolhidos pelo homem”.

A forma como Deus trata com aqueles que escolhe é muito especial. Não sabemos porque eles estavam do lado de fora e poderíamos colocar muitas possibilidades, mas só sabemos que estavam de fora.

- Foram postos de parte?
- O culto terminou e eles ficaram por perto?
- O culto terminou e eles não se sentiram completamente satisfeitos?

O certo é que todos nós achamos que Deus tem que se manifestar da forma e no local que nós entendemos, mas Deus é que é soberano. Deus manifesta-se em quem está disponível e em quem Ele entende.

IV. O primeiro ciúme depois da saída do Egipto.

Moisés é questionado por Josué relativamente a Eldade e Medade.

Números 11:26 “Mas no arraial ficaram dois homens; chamava-se um Eldade, e o outro Medade; e repousou sobre eles: o espírito, porquanto estavam entre os inscritos, ainda que não saíram para irem à tenda; e profetizavam no arraial.”

Todos nós sabemos da importância de Josué na história de Israel.
A dúvida de Josué era legítima: Eldade e Medade só estavam dentro dos padrões pela metade, não estavam exatamente dentro da estrutura que lhes permitisse profetizar.

Muitas vezes nós queremos que aquele resultado seja apenas alcançado daquela maneira, mas não é assim, Deus não vê como vê o homem e não age como ele entende.

Precisamos de rever os nossos padrões e exigências relativamente aos outros se queremos de facto estar enquadrados na vontade de Deus. Se não estamos disponíveis para “profetizar dentro” precisamos de dar espaço para aqueles que desejam “profetizar fora”.

No Reino de Deus não pode haver limitações provocadas pelas estruturas humanas. Temos de dar lugar aqueles que têm o coração dedicado a Deus. Estime-os. Honre-os. Dê-lhes apoio e não se oponha ao mover de Deus no meio da congregação.

Josué, no seu ímpeto de que tudo estivesse bem, estava longe do mover de Deus e obteve como resposta: “Oxalá que do povo do Senhor todos fossem profetas, que o Senhor pusesse o seu espírito sobre eles!”


Sem comentários:

Enviar um comentário