sábado, 21 de dezembro de 2013

A nossa estrutura espiritual


Ossos. O tema deste artigo é "ossos", só que ele não está no título para que você não se assuste e fuja. Quando Deus fala em ossos, no fundo Ele refere-se a outra coisa e isso fica claro quando lemos as 2 seguintes passagens:

  • Salmos 32:3 “Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos, pelo meu bramido todos os dias.” Os ossos envelhecem pelo nosso silêncio?
  • Salmos 6:2 “Tem compaixão de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados”. Os ossos podem-se perturbar?
Vamos então pensar um osso da seguinte forma: OSSOS significam "ESPÍRITO" e "VIDA ESPIRITUAL".

Com este conhecimento, (OSSO = VIDA ESPIRITUAL) passamos a perceber também de forma clara todas as outras passagens em que a Palavra de Deus fala de ossos, tudo passa a fazer mais sentido. Começa ainda a fazer ainda mais sentido quando refletimos sobre o significado “literal” dos ossos e quais as suas particularidades. Sim, porque Deus não escolheu, nem escolhe, qualquer coisa como simbolismo de algo, se isso não tiver uma ligação, ou se não fizer algum sentido e proveito para as nossas vidas. Então porque é que Deus escolheu os ossos para falar da vida espiritual do crente?

Vamos então ver o que são os ossos:

1. Os ossos são a base e a estrutura do corpo humano. Sabemos também que a base é o princípio de algo, é a sua essência, a firmeza, e a solidez.

- A nossa vida espiritual é a base, o princípio de nossa essência, é ela que nos dá firmeza

2. O osso é um tecido vivo com uma capacidade imensa de se reconstituir. Em caso de fissura ou fratura o osso tem a capacidade de se regenerar.

- A nossa vida espiritual também pode abrir uma brecha, uma fissura, mas também pode, assim como o osso, ser completamente regenerada e restaurada.

3. Os ossos crescem até ao início da nossa vida adulta e embora depois parem de crescer, eles continuam sempre num processo de formação contínua, renovando-se quando necessário ao longo da vida, e para tal convém termos uma boa alimentação baseada no que os ossos necessitam para ficarem fortes e não partirem, nomeadamente todas as fontes ricas em cálcio.

- Assim deverá ser também a nossa vida espiritual: crescer até atingirmos uma determinada maturidade, continuar num processo de formação e renovação, alimentá-la com alimentos adequados, a Palavra de Deus, e cuidar dela.

Perante isto fica claro porque é que Deus escolheu os ossos para representar a nossa vida espiritual.

Agora tendo em mente o atrás exposto, vamos reler as passagens que lemos no início e ver se fazem mais sentido:

Salmos 32:3 “Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos, pelo meu bramido todos os dias” Aqui o Salmista diz que enquanto ele se calou os seus ossos envelheceram. Sabendo agora que os ossos representam a nossa vida espiritual, concluímos que enquanto ele não tinha confessado o seu pecado, os seus ossos, ou seja a sua vida espiritual, estava a envelhecer e a sucumbir.

O nosso silêncio, a falta de confissão dos nossos pecados, envelhece-nos, tornando-nos fracos e a nossa vida espiritual vai morrendo. Aprendemos aqui então que devemos fazer todos os dias um concerto com Deus, confessar os nossos pecados, para que possamos ter um crescimento espiritual ao longo da nossa vida e sermos fortes.

Vamos ler agora a 2ª passagem:

Salmos 6:2 “Tem compaixão de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados”. Aqui era o espírito que estava perturbado. A vida espiritual do salmista estava a ser perturbada e ele clamou ao Senhor.

Aqui Deus quer-nos ensinar que quando enfrentamos a angústia e a adversidade devemos clamar a Ele. Os ossos, ou seja, a nossa vida espiritual, perturbam-se, enquanto no espírito é travada a batalha contra a carne e lutamos para não pecar.

Não nos iludamos, nesses momentos, sozinhos não conseguiremos vencer. Essa luta só pode ser vencida com o Espírito Santo e para tal temos de clamar-Lhe e convidar-LO para lutar connosco, para ser o Senhor da situação e da nossa vida.

Por isso aceite este recado do Senhor: Quando se estiver a sentir fraco, com o seu espírito perturbado, a tentação a bater à porta, CLAME ao Senhor, sabendo que só Ele é o “socorro bem presente na hora da angústia”. (Salmo 46:1)

Vamos agora ler outra passagem sobre os ossos, tendo em mente que OSSO equivale a VIDA ESPIRITUAL.

Jó 2:5 “Estende agora a mão, e toca-lhe nos ossos e na carne, e ele blasfemará de ti na tua face!”

Todos conhecem esta passagem, não é verdade? Aqui o diabo está a pedir a Deus para por à prova Jó, para que lhe Deus tocasse o ferisse, o perturbasse, alegando com isso que assim Jó O negaria e blasfemaria contra Ele. Mas vejam que o diabo não pede apenas permissão para tocar na vida de Jó, ele pede para lhe tocar nos seus ossos! O que isto significa?

Satanás sabia que a destruição completa de Jó só poderia acontecer, não só tirando-lhe tudo, os bens, a família e a sua saúde física, mas se lhe tirasse também a sua saúde espiritual quebrando a sua comunhão com Deus. Mas ele não conseguiu! E sabem porquê? Porque a vida espiritual de Jó permaneceu intacta e íntegra diante de Deus!

Isto é o que Satanás também quer fazer conosco, ele tem sede das nossas almas, ele quer tocas na nossa vida espiritual, pois ele sabe que se conseguir isso, essa é a única forma de ficarmos verdadeiramente fracos e perdermos a força que temos de Deus. Se a nossa vida espiritual estiver fraca e degenerada, o Diabo consegue entrar e passar a dominar o nosso ser, a nossa vida.

Assim como na vida de Jó, Satanás foi derrotado, então ele também o pode ser na nossa vida, se cuidarmos bem dos nossos ossos, ou seja da nossa vida espiritual, em Cristo e nos enchermos cada vez mais da Sua Palavra.

Nunca esqueçamos que, se Deus é o Senhor da nossa vida, é Ele que tem o controle de tudo e Satanás só pode ir até onde Deus o permitir, mas para isso temos de estar n'Ele, entregar a Deus o comando, o senhorio e o governo da nossa vida.

Ao longo da nossa vida Satanás vai apresentar
-nos situações para nos conduzir à dúvida e ao pecado, mas nós temos o livro arbítrio e o poder da escolha.


Jó decidiu ser fiel ao Senhor, continuar a confiar e no final Deus restituiu-lhe tudo em dobro. Queres a fidelidade de Deus? Então sê fiel!

Agora outra passagem que também refere os ossos …

2 Reis 13:21 “E sucedeu que, estando alguns a enterrarem um homem, viram uma dessas tropas, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu. Logo que ele tocou os ossos de Eliseu, reviveu e se levantou sobre os seus pés.”

Aqui temos o relato sobre a morte de Eliseu e de um homem que foi lançado na sua sepultura e que após ter tocado nos ossos de Eliseu ressuscitou. E com isto, nesta história, o que é que o Senhor nos quer ensinar?


Esta história mostra-nos que a unção, a essência que estava na vida de Eliseu, mesmo depois da sua morte, não tinha morrido e que ela ainda “pairava no ar”. Portanto aqui os ossos mais uma vez representam a espiritualidade, neste caso a unção de Eliseu que advém de uma vida espiritual cheia e plena, com e em Deus, e que nunca morre. Isto leva-nos a entender que quando partimos desta terra, a unção que estava em nós poderá continuar a realizar proezas para honra e glória de Deus. O “legado”, o testemunho e a memória que deixamos pode vir a afetar e dar vida a outros mesmo depois de partirmos.

Vamos ler outra passagem que também se refere a ossos e assim a mais uma lição:

João 19:36 “Porque isto aconteceu para que se cumprisse a escritura: Nenhum dos seus ossos será quebrado.”

Aqui temos um relato acerca da morte de Jesus a respeito dos seus ossos, e lendo isto, tendo em mente o que temos estado a ver o que Deus nos tem falado, talvez o compreendamos noutra perspectiva e com mais profundidade. Portanto esta passagem fala dos ossos de Jesus que não foram quebrados. Isto tem um simbolismo fantástico! Porque seria tão importante que os Seus ossos não fossem quebrados?

Os ossos de Jesus não podiam ser quebrados porque simbolizavam a Sua vida espiritual, a Sua comunhão com Deus, a Sua essência, e isto não podia ser quebrado, mostrando-nos que N’ele, com Ele e através da nossa vida espiritual, a nossa comunhão com Deus não pode ser quebrada, pois Jesus venceu e dá-nos o poder para vencer também. Ao exclamar “está consumado”, a vontade de Deus foi cumprida e todos os dias Ele dá-nos forças e renova-nos para que nós possamos ter uma comunhão estreita com o Pai através do seu sangue derramado. E é essa comunhão que nos liga a Deus, a qual nos impede que Satanás quebre a nossa vida e nos derrote.

Agora vamos ver outra passagem muito importante:

Ezequiel 37:1-14 fala-nos dos ossos sequíssimos que Deus mostrou a Ezequiel numa visão. Esses ossos representam a vida espiritual de então do povo de Israel. Israel estava num estado lastimoso, tinha-se afastado de Deus, tendo ficado espiritualmente fragilizado, perdeu a sua saúde espiritual ao ponto de se tornar semelhante a um vale de ossos secos. Sabendo nós, conforme vimos no início, Deus mostra aqui ao profeta que a estrutura de Israel estava toda desorganizada, ou seja, os ossos estavam espalhados.

O vale representa o lugar daqueles que por algum momento as suas vidas de alguns ficaram desestruturadas. Aqui podemos perceber a importância da não permissão de Deus que os ossos de Jesus fossem quebrados, pois podemos estar no vale, desestruturados, mas não estamos quebrados, temos concerto, basta crermos. Deus pode reestruturar, pode juntar o que está espalhado. Será que pode mesmo?

Vamos ler Ezequel 37:3 “Ele me perguntou: Filho do homem, poderão viver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes”

Deus pergunta ao profeta: Pela tua percepção, pelo teu entendimento, pela tua experiência, achas que estes ossos que estão num estado tão lastimoso podem reviver?

Glória a Deus pela resposta do profeta, pelo seu discernimento e sabedoria, pois ele respondeu “Senhor Deus, Tu o sabes”

Ezequiel mostrou que o seu conhecimento, que a sua experiência, que o seu entendimento não eram relevantes e mostrou que conhecia o Deus a quem servia: ao Deus do impossível. Embora humanamente falando e pensando que seria impossível fazer reviver aqueles ossos, ele sabia que quem tem a última palavra em tudo, mesmo nas coisas aparentemente impossíveis, era o Senhor!

A última palavra não é a do diabo, do juiz, do exame clínico, do médico, etc, mas de Deus!

Agora que sabemos que Deus pode restaurar, fazer reviver, tornar o impossível possível, será que podemos aprender com esta passagem como isso é possível?

Vamos ler o Ezequiel 37:4 “Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e diz-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor”

A reestruturação, a restauração só acontece com e através da Palavra de Deus: “Ossos secos OUVI a Palavra do Senhor” O segredo está na audição, nós não andamos por vista e sim por fé, e a fé vem por ouvir, ouvir a Palavra de Deus.

Vamos ver outra coisa interessante no vs. 7: “Profetizei, pois, como se me deu ordem. Ora enquanto eu profetizava, houve um ruído; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, osso ao seu osso” 


“Como se meu deu ordem…”, ou “como Deus disse”. Como é que nós hoje sabemos o que Deus diz? Pela Sua Palavra!

Portanto vemos aqui que quem restaura não é um movimento, não é uma ação, mas sim a Palavra de Deus. Ezequiel estava a profetizar a Palavra de Deus, e foi nesse momento que se deu a reação no vale, ou seja, aquilo que está aparentemente morto, sem reacção, começará a reagir à medida que se dá ouvidos à Palavra de Deus.

E quando o Espírito Santo (através da Palavra) entra nos nossos ossos, acontece isto: “Profetizei, pois, como ele me ordenara; então o fôlego da vida entrou neles e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo”. (vs. 10).

1- “o fôlego da vida entrou neles e viveram”: houve vida, o morto ganha vida;
2- “puseram-se de pé“: Deus não nos chamou para ficarmos prostrados;
3- “tornou-se um grande exército”: nós nos tornamos um exército, um exército vencedor.

Conclusão:

Nós não podemos permanecer na sepultura, temos de ganhar vida, colocarmo-nos de pé e nos alistarmos no exército do grande general, DEUS!

Deus pode abrir e fazer reviver toda a sepultura que tem prendido a tua vida espiritual. A sepultura não é o teu lugar. É por isso que um dos nomes de Deus é RESSUREIÇÃO E VIDA!

Se estás a viver uma vida de mornidão e conformismo, fica a saber que Jesus pode e quer te levantar das cinzas para uma vida espiritual na Sua presença. Ele quer operar na tua vida! E assim como Ele deu vida aqueles ossos para os quais aparentemente não havia mais esperança, Ele hoje também vai renovar as tuas forças, crê nisso! Ele vai ressuscitar-te espiritualmente.

Assim como em casos de fissura e fratura os ossos se regeneram totalmente, Deus quer regenerar a tua vida espiritual. Não importa o erro, ou o pecado que cometeste. Deus quer renovar
-te e dar-te uma nova oportunidade.


O que Deus tem para a tua vida é algo extraordinário e Satanás vai tentar sempre que tu desistas. Mas prossegue, renova a tua aliança com o Senhor e torna-te mais que vencedor.

Isaías 58:11 “O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham.”

Deus quer fortalecer a tua vida espiritual, colocar-te como fonte de bênçãos na vida de todos os que estão à tua volta. Deus quer que as águas, que são a Sua Palavra, nunca faltem na tua vida e que tu a possas usar para alimentar os famintos e sedentos de Deus.

Que assim seja…

Sem comentários:

Enviar um comentário