quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Não troque a sua vinha por uma horta


Desde que o mundo é mundo o homem compra e vende, vende e compra. “VENDE-SE”. Todos nós já vimos uma tabuleta com esta inscrição seja num carro, num jornal, em frente a uma casa ou num terreno. Todos os meios são validos para fazer estas trocas comerciais, seja pela TV ou através da internet, por toda a parte encontramos pessoas a querer vender ou comprar algo.

Existem algumas coisas que nunca deveríamos comprar e outras que nunca deveríamos vender. Com certeza, já passamos por ambas as experiências. Quem não se arrependeu já de alguma coisa que vendeu ou de algo que comprou?

Quando Jesus esteve neste mundo ele falou do excesso de negócios que eram realizados no tempo de Noé: “Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem: comiam, bebiam, casavam e dava-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos.” Lucas 17:28

O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar.

O texto do qual vamos falar hoje fala de Nabote. “E sucedeu depois destas coisas que, Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria.” I Reis 21:1

Nabote era vizinho do rei Acabe, um dos reis mais perversos que já houve em Israel, e possuía uma vinha ao lado do palácio que Acabe. Era um magnífico terreno, que Nabote tinha herdado dos seus antepassados e que conservava com alegria. A propriedade situava-se próxima do palácio do rei e ele observava-a com frequência. Primeiro ele observou, depois apreciou, e finalmente cobiçou.

Certo dia, o rei Acabe encontrou-se com Nabote e propôs-lhe um negócio: “Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está perto, ao lado da minha casa. Dar-te-ei por ela outra, melhor; ou, se for do teu agrado, dar-te-ei em dinheiro o que ela vale.” I Reis 21:2

Só que não havia uma placa à frente da vinha a dizer “VENDE-SE”, então o cidadão jizreelita ignorou as vantagens reais e foi direto ao assunto: “Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu dê a herança de meus pais” (I Reis 21:3) Noutras palavras, rei Acabe, a minha vinha não está à venda.

A vinha de Nabote era uma herança e pessoas sábias não vendem a sua herança.

Nabote detectou pelo menos 4 pontos negativos na proposta do rei Acabe:
  • Número um: a lei de Moisés proibia o rei de comprar propriedades particulares. 
  • Número dois: o rei propôs fazer da uma vinha por uma horta e isso é potencialmente um mau negócio. 
  • Número três: o rei compraria em dinheiro e embora não dissesse por quanto, Nabote sabia que o dinheiro se vai facilmente, enquanto que as heranças são permanentes. 
  • Número quatro: Uma herança que vinha de gerações passadas precisava de ser mantida e Nabote certamente pensou nos seus filhos e netos, que mereciam desfrutar daquilo que ele mesmo tinha usufruído. Mas a história continua: “E ele lhe disse: Porque falei a Nabote, o jizreelita, e lhe disse: Dá-me a tua vinha por dinheiro; ou, se te apraz, te darei outra vinha em seu lugar. Porém ele disse: Não te darei a minha vinha” I Reis 21:6
Quando o rei contou à sua esposa Jezabel que Nabote tinha rejeitado a sua proposta, a ímpia e temperamental rainha planeou a morte do dono da vinha. Sem escrúpulos, sem temor a Deus, sem piedade e sem misericórdia, Jezabel articula um plano onde Nabote seria vitimado por uma terrível calúnia.

Usando o nome e o sinete de seu marido, ela escreveu cartas aos anciãos e aos nobres da cidade e que habitavam com Nabote, onde dizia o seguinte:

“Apregoai um jejum e trazei Nabote para frente do povo. Fazei sentar defronte dele dois homens malignos, que testemunhem contra ele, dizendo:
Blasfemaste contra Deus e contra o rei. Depois, levai-o para fora e apedrejai-o, para que morra.
Os homens da sua cidade, os anciãos e os nobres que nela habitavam fizeram como Jezabel lhes ordenara segundo estava escrito nas cartas que lhes havia mandado. Apregoaram um jejum e trouxeram Nabote para frente do povo. Então, vieram dois homens malignos, sentaram-se defronte dele e testemunharam contra ele, contra Nabote, perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei.
E o levaram para fora da cidade e o apedrejaram, e morreu. Então, mandaram dizer a Jezabel: Nabote foi apedrejado e morreu. Tendo Jezabel ouvido que Nabote fora apedrejado e morrera, disse a Acabe: Levanta-te e toma posse da vinha que Nabote, o jizreelita, recusou dar-te por dinheiro; pois Nabote já não vive, mas é morto.
Tendo Acabe ouvido que Nabote era morto, levantou-se para descer para a vinha de Nabote, o jizreelita, para tomar posse dela." I Reis 21:9-16

Só que quem conhece a história, sabe que quando Acabe estava a tomar posse da vinha de Nabote, Deus enviou até ele o profeta Elias: “E este disse a Acabe: assim diz o Senhor: porventura não mataste e tomaste a herança? Assim diz o Senhor: no lugar onde os cães lamberam o sangue de Nabote, os cães lamberam o teu sangue, o teu mesmo” I Reis 21:19.

E sobre Jezabel Elias profetizou dizendo: “os cães comerão a carne de Jezabel junto aos muros de Jezreel” I Reis 21:23. Algum tempo depois estas profecias cumpriram-se Acabe e Jezabel foram punidos por Deus, pela tragédia que causaram.

Nabote pagou com sua vida o preço de sua Fidelidade. Mas deixou lições de vida e fidelidade para as gerações futuras; vejamos o que devemos aprender com a história de Nabote.

1° Acabe é uma figura de Satanás.

Transpondo a história da vinha de Nabote para o sentido espiritual, vemos que Acabe é um símbolo de satanás, que não deseja que os filhos de Deus desfrutem da herança que o Pai celestial lhes tem dado. Às vezes o Inimigo da nossa alma propõe-nos troca da herança por outra coisa qualquer tenta-nos com propostas “aliciantes”.

Acabe tinha todo o luxo na sua residência fixa, o seu palácio em Samaria, e possuía também outro palácio em Jezreel e mesmo assim ele ambicionava a vinha de Nabote para fazer nela uma horta. A obsessão que Acabe tinha era tão grande que ele estava disposto a pagar qualquer valor ou dar outra melhor (do ponto de vista dele).

A vinha de Nabote representa tudo aquilo que temos e que nos proporciona prazer e alegria. A nossa herança pode ser, as nossas amizades, os nossos talentos, a nossa casa, ou mesmo os nossos bens. A vinha pode também representar o nosso ministério, a nossa salvação, a nossa comunhão com o Senhor Jesus, a nossa família, os nossos valores espirituais e isso não deve ser vendido nem trocado por nada.

Quem tem uma vinha é invejado é cobiçado. E cuidado! O diabo está de olho na sua vinha! A Bíblia diz: “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”. Apocalipse 2:11 Deus mostra-nos através de sua Palavra que o diabo é ladrão e “…ele veio para roubar matar e destruir”. João 10:10

Muitos acham que estão salvos, e não há mais perigo. Mas o ladrão veio para roubar a salvação, a Bíblia diz: “Aquele, pois, que cuida esta em pé, se cuide para não cair.” I Coríntios 10:12.

2° Qual é a nossa herança que o diabo quer tomar?

a) A Palavra de Deus

A Palavra de Deus é a nossa primeira herança. Definitivamente não podemos substituí-la. A Palavra de Deus é o nosso leite, o nosso pão, a nossa espada, a nossa lâmpada, o nosso martelo e o nosso espelho. Não venda e nem troque. A Palavra de Deus por nada! Quantos por aí não trocaram já a Palavra de Deus por outras coisas. A pregação bíblica foi trocada pelo espetáculo evangélico, o estudo da Palavra pelo “louvorsão”, a escola bíblica dominical pelos teatros.

Estão trocar a vinha por horta. Mas faça como Nabote! Não troque a sua vinha por nada! Dinheiro nenhum pode substituir o que Deus nos deixou como herança.

Mas, porque o diabo quer roubar a Palavra da sua vida? Quando Jesus subiu ao monte para orar ele foi tentado pelo diabo, e veja o que o diabo lhe disse 40 dias de jejum: “...Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.” Lucas 4:3-4.

O diabo queria tentar Jesus na sua carne para que Ele mostrasse o seu poder como Filho de Deus, por isso ele lhe disse para Ele transformar as pedras em pão. Se você pensar bem verá que na nossa vida, muitas vezes, somos tentados a fazermos a mesma coisa. Quantas pessoas já lhe disseram: Se teu Deus realmente existisse não estarias a passar dificuldades, e por ai fora …

Mas Jesus, sabia onde o diabo queria chegar e respondeu com o que está escrito em Deuteronómio 8:3: “E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem.”

Quando Jesus contou a parábola do semeador no Evangelho de Lucas 8:9-15 Ele falou de 4 tipos de semente: A semente que caiu a beira do caminho, a semente que caiu sobre a pedra, a semente que caiu entre os espinhos e a semente que caiu em boa terra.

A semente aqui na parábola é a Palavra de Deus que o semeador sai a semear. Lucas 8:11

No versículo 12 Ele fala da semente que caiu à beira do caminho: “E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a Palavra, para que não se salvem, crendo.” Lucas 8:12

Quantas pessoas estão a beira do caminho, isto é, ouvem A Palavra de Deus, mas deixam o diabo roubar a Palavra que ouviram dos seus corações. E sem Palavra não há fé, sem fé não cremos e se não cremos, não temos a salvação.


O diabo sabe do Poder que tem a Palavra de Deus, somente a Palavra pode-nos transformar, santificar, e nos ajudar a ficar longe do pecado, ela tem o poder de nos dar um novo coração. Jesus é a Palavra que nos foi manifestada. Não deixe o diabo roubar a palavra do seu coração! Não deixe que Satanás roube da sua vida a Palavra, lute para que esta Palavra, que é Jesus, seja enraizada no seu coração e na sua mente.

b) A Salvação.

Outra grande herança é a nossa Salvação. Nada pode ocupar o seu lugar. Ela é totalmente inegociável. A Salvação assegura-nos o direito de entrarmos no Céu e lá vivermos eternamente. A Salvação alterou a nossa condição de miseráveis pecadores e conferiu-nos o estatuto de príncipes espirituais.

Existe uma corrente doutrinária que tem como sua máxima: "Uma vez salvo, salvo para sempre", mas será que isto é correto, que é impossível a perda da Salvação?

Este é um dos assuntos bíblicos, que causa muita polémica entre os estudiosos. Na verdade analisando alguns textos bíblicos, ficamos com a ideia de que realmente é impossível perder a Salvação, mas analisando outros textos também se chega à conclusão de que é possível perder a Salvação. Porventura a Bíblia estará a contradizer-se?

De maneira nenhuma! Se analisarmos com cuidado os textos Bíblicos, vamos chegar à conclusão de que as duas posições estão corretas, a diferença está na forma de como se pode ou não perder a Salvação.

Em primeiro lugar temos de esclarecer que todo aquele que busca a Jesus para a Salvação, jamais é rejeitado por Ele. Jesus nunca virou e nunca virará as costas a ninguém que O busca. Foi Jesus mesmo que disse: “Todo o que o Pai me dá, virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” João 6:37

Muitos usam este texto para afirmar que não se perde a Salvação porque Jesus disse que nunca lança fora quem O busca. Porém, é preciso entender que o que realmente Jesus esta a dizer aqui é que Ele nunca deixa de atender a quem O procura. Quando alguém recebe Jesus como seu único e suficiente salvador, quando a Salvação é obtida, ela é eterna, ou seja, é para sempre. Não existe a possibilidade de alguém se salvar por um determinado período de tempo, ou seja, ficar salvo por um ano, ou dez anos ou um mês e depois Deus diz: “Pronto! Você já gozou a Salvação por dois anos agora você perde o direito e se torna perdido novamente”. Isto não existe!

A Salvação uma vez obtida, é garantida por Jesus eternamente. Neste aspecto podemos afirmar que a Salvação é eterna e não é possível perdê-la. Agora, existe algo tremendo na Palavra de Deus, o livre arbítrio, que em resumo significa que Deus criou o homem com a capacidade de escolher livremente, ou seja, tem a liberdade de escolher o que ele quer. Quando Deus deseja que o homem o adore, deseja que o homem o adore por livre e espontânea vontade. Deus não criou robôs e nem fantoches para que pudessem ser manuseados.

É por essa razão que Deus colocou no jardim do Éden uma árvore e proibiu que Adão comesse daquele fruto. O Homem precisava ser testado no seu livre arbítrio e na sua obediência a Deus. É por essa razão que hoje os homens são convidados a receber a Jesus como Senhor e Salvador sem que haja imposição.

Ninguém coloca uma arma na cabeça da pessoa e diz: recebe Jesus ou morres!

Cada um tem a liberdade de escolha. Deus, sendo o dono de todo o universo e criador de todas as coisas, Ele respeita a decisão do homem e não lhe impõe nada. Interessante que Deus manda em todas coisas, Deus diz para o vento: sopra e vento sopra; caia chuva sobre a terra e chove; Deus põe ordem em tudo o que existe no universo.

Mas quando Deus chega diante do homem Deus pede! “Dá-me filho meu o teu coração e os teus olhos observem os meus caminhos”. Provérbios 23:26

Deus vai onde quer e entra onde quer, mas o coração do homem Deus não invade, Deus bate à porta e pede para entrar: “Eis que estou a porta e bato, se alguém abrir a porta eu entrarei cearei com ele e ele comigo.” Apocalipse 3:20.

Será que a Salvação se perde? Vejamos uma ilustração interessante sobre a Salvação: "Se nós possuímos um imóvel, totalmente legalizado com escritura definitiva, devidamente registado em cartório, certamente temos a posse desse imóvel e ninguém pode roubá-lo de nós, pode até tentar roubar, mas os documentos garantem-nos a posse. É possível que venhamos a perder esse imóvel? Sim, é possível, e de que forma? Uma das formas é negligenciarmos com as nossas obrigações. Se não pagarmos os impostos regularmente, com certeza o governo irá tomá-lo das nossas mãos. Outra maneira seria dá-lo como hipoteca e não pagarmos as nossas dívidas. Também nesse caso perdemos o imóvel para o banco. Também existe a possibilidade de o abandonarmos ou o doarmos a alguém, ou seja, “abrirmos mão” do imóvel porque não o queremos mais."

A mesma coisa acontece com a Salvação. Embora pareça impossível, existem casos em que alguém que tenha caminhado lado a lado com Jesus depois de algum tempo desista e não deseje mais e nem sequer quer que se fale de Jesus. Diante dessa afirmação, os defensores do ensino de que “uma vez salvo, salvo para sempre” vão dizer que esta pessoa nestas condições, na verdade, nunca esteve salva.

Mas, quem somos nós para julgar se alguém está ou não salvo? A Bíblia garante-nos que se alguém buscar a Salvação em Jesus a recebe. E quem pode garantir que essa pessoa não possa depois negligenciar e abandonar a Salvação? Essa afirmação tem como base vários textos que encontramos na Palavra de Deus.

Vejamos:

I Pedro 5:8 “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.” O diabo não pode roubar nossa salvação, mas fica ao redor esperando uma oportunidade até que alguém lhe dê uma brecha para que ele possa trabalhar até a destruição.

Apocalipse 2:5. “Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.” Jesus mandou esta mensagem através de João que estava isolado na ilha de Patmos para a Igreja de Éfeso.

Esta Igreja tinha abandonado a prática inicial das primeiras obras quando recebeu a Salvação e agora estava a ser alertada para se arrepender sob pena de perder a salvação.

Apocalipse 2:11 “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.” A mensagem agora é para Igreja de Esmirna a qual não tinha defeitos e era perfeita. Porém, Jesus avisou que ela seria perseguida, sofreria afrontas e alertou que se ela falhasse na perseverança receberia o dano da segunda morte, ou seja, o inferno.

Apocalipse 2:16: “Arrepende-te, pois; quando não, em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca.” Esta é a mensagem para a Igreja de Pérgamo, uma Igreja que tolerava atos de idolatria. A advertência é para que se arrependa, caso contrário seria destruída pela Palavra de Jesus.

Se formos analisar todas as 7 igrejas do Apocalipse que um dia receberam de Deus o certificado da salvação, vemos que depois, devido as mudanças de comportamento todas elas foram advertidas a mudar de rumo, caso contrário poderiam perder a salvação: Apocalipse 2:21-22; 3:5, e 3:19-21.

Em todos esses textos podemos ver que em todas as situações que são apresentadas, a perda da Salvação depende exclusivamente da atitude do homem. Ninguém rouba a Salvação se o homem não der essa oportunidade. Portanto o homem não perde a Salvação por ação de terceiros, mas pode perdê-la por negligência própria e por abandonar a Palavra de Deus.

Apocalipse 3:11 “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.”

Até a Igreja de Filadélfia que era uma igreja sem defeitos, é advertida para que se cuide a fim de que ninguém lhe roube a coroa. Isto significa que mesmo essa Igreja perfeita pode perder a coroa se não perseverar na sua santidade diante de Deus.

Pense da seguinte forma: um dia, você recebeu Jesus como o seu Salvador, e desde então você lê a Bíblia, faz as suas orações, frequenta a Igreja, e tenta comportar-se de forma correta. Se eu lhe perguntar se você esta salvo, certamente você responderá que sim, pois todas as evidências mostram que você está salvo.

Agora suponha que você pára de frequentar a Igreja, já não ora e nem lê mais a Bíblia, e também começa a praticar atos errados que antes não praticava. Eu pergunto novamente, você está salvo ou não? Possivelmente você responderia que não. Então qual é a conclusão? Eu perdi a Salvação? Alguém me roubou a Salvação ou ela foi negligenciada? Ou continuo salvo mesmo vivendo longe de Deus?

Se por acaso a possibilidade da perda da Salvação não existisse, então a Bíblia não estaria repleta de exortações para a vigilância, para o arrependimento, para a perseverança, para a uma vida de santificação. Bastaria receber a Jesus como Salvador pessoal e continuar a nossa vida quotidiana sem a preocupação de uma obediência e submissão total e incondicional à Palavra de Deus.

Agora é claro que o nosso Deus sempre oferece oportunidade para o arrependimento. É exatamente isso que vemos em todas as mensagens de Jesus às sete igrejas do Apocalipse. Se aquele que se desviou não voltar, certamente morrerá perdido, e não será por falta de oportunidade. A maior herança que recebemos de Deus é a nossa Salvação, não a perca! Não a venda!

Nabote recusou vender a sua herança, pois sabia o valor que ela tinha. Ele reconhecia o sacrifício dos seus pais que cuidaram daquela vinha para que ele pudesse desfrutar com alegria de sua herança.

3° A horta simboliza coisas passageiras, a vinha simboliza coisas duradouras.
Infelizmente muitos negociam ou trocam as bênçãos espirituais que receberam de Deus. Trocam por dinheiro, posição social, amizades, prazeres mundanos. Sabe o que é isso? Horta! A vinha simboliza coisas duradouras, mas, a horta simboliza coisas passageiras.

Quem já teve ou cuidou de uma horta sabe que isso é verdade. As hortaliças não duram muito tempo: um pé de alface, de couve, de repolho só produz uma vez. A pessoa prepara o canteiro, planta a semente, depois ela nasce miudinha, tem que ser replantada e só produz uma vez.

A vinha se for bem cuidada pode obter-se dela várias colheitas. Uma vinha se for bem cultivada permanece ativa por muitos anos cerca de 30 a 60 anos e dá muito vinho, porém, uma horta acaba-se rapidamente.

E esta era a intenção de Acabe: acabar com a vinha de Nabote, para satisfazer os seus caprichos pessoais e plantar uma horta. Para Acabe não importavam os sentimentos do dono da vinha.

Acabe queria a vinha de Nabote para trocar uvas por cebola, por alface, por repolho, por couve. É isto que o diabo quer negociar consigo: trocar a sua vinha por uma horta. Ele quer tirar de si as bênçãos de Deus que são eternas e dar-lhe coisas passageiras.

Não se esqueça que as coisas que este mundo oferece, são coisas passageiras, a Bíblia diz: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do pai não esta nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos, e a soberba da vida não são do pai, mas do mundo. E o mundo passa com suas concupiscências, mas aquele que faz a vontade do pai permanece para sempre.” João 2:15-17.

Irmãos, a herança que nos recebemos de Deus inclui a Fé, o Espírito Santo, os Dons Espirituais e a esperança da volta de Cristo. Estas coisas não têm preço. Não deixe que Acabe o engane, não negocie com o diabo! Não troque a vinha que Deus lhe deu pela horta que o diabo lhe quer oferecer. Não negocie a sua Salvação, a sua chamada, a sua vocação, o seu ministério.

Deus está à procura de Nabotes! Homens e mulheres que preferem morrer do que entregar para Acabe aquilo que recebeu de Deus. Na nossa vinha há produtos celestiais que a horta de Acabe não cultiva. Toda a fortuna de Acabe não é suficiente para comprar um metro de terra da nossa fazenda ou herança, a qual é incorruptível, incontaminável e que não murcha.

Fiquem atentos irmãos. A nossa herança não está à venda. Se alguém encontrar essa placa por aí, ajude a retirá-la. Não seja também, por exemplo, como Esaú que vendeu o direito da sua primogenitura por um prato de lentilhas. Génesis 27.

Não despreze a sua vinha, zele por ela, regue com água purificada, evite escassez de água, leia a palavra de Deus. Ame a Jesus acima de todas as coisas. Pois ele é a videira verdadeira: “eu sou videira verdadeira, e meu pai é o agricultor, todo ramo que em mim não da fruto, ele corta e todo o que da fruto ele limpa para que dê mais fruto”. João 15:1-2.

Não deixe que Acabe tome a sua vinha para fazer dela uma horta.

Sem comentários:

Enviar um comentário