quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Obrigado a todos



Durante todo este processo de abdicação de uma responsabilidade e integração na Assembleia de Deus de Almada alguns dos meus amigos têm demonstrado alguma preocupação com o meu (e nosso) bem-estar emocional pois este tipo de processos poucas vezes são exemplares ou resultam de algum estado de crise crónica ou incompatibilidade que não foi mais possível sustentar nem sequer na aparência.
Os processos de gestão de mudanças nas comunidades só são complexos quando o foco do problema está numa pessoa e não numa motivação colectiva. Quando o foco é pessoal acontecem desastres, quando a motivação é colectiva consegue-se uma melhoria substancial na convergência de decisões que precisam de ser tomadas.

Há dez anos atrás, não podemos escondê-lo, tomámos decisões “em modo de” conflito, presentemente tomámos decisões em pleno estado de paz. Em termos pessoais a decisão não é muito diferente do que aconteceu em 2004 quando me foi encomendado escolher entre a igreja onde cresci e me formei, e a Cruz Azul. Por outro lado, a Cruz Azul foi a grande beneficiária deste projecto pois sem esta cobertura humana e por vezes financeira, aquele terreno não teria o potencial que hoje se vê. Ainda, a continuidade desta comunidade evangélica em Fernão Ferro, fundada nos anos setenta pela Assembleia de Deus de Setúbal foi em primeiro lugar motivada pelo interesse dos seus membros de Fernão Ferro. A história da própria freguesia é fértil na luta pelo combate ao isolamento e a igreja evangélica local com mais representatividade nesta autarquia periférica do Concelho do Seixal também não ficou indiferente neste desafio.

O regresso dos membros desta comunidade à Convenção das Assembleia de Deus também não é nenhuma inovação extraordinária pois o tempo acabou por fazer cair algumas barreiras que ambas as partes assumiam que havia.
Posto isto, pesados na balança as dificuldades que existiam e o potencial acumulado, esta solução foi a que nos pareceu melhor, pois desde Maio deste ano (2014) eu e a minha esposa orávamos diariamente para que Deus nos mostrasse o melhor caminho. Estou realmente muito grato à minha família nuclear e espiritual pela determinação que tiveram em fazer com que estes dez anos fossem coroados com excelentes memórias os quais superaram de longe todos os fracassos somados.

O envolvimento com o Ministério Conquistadores para Cristo, para além do desejo de termos alguém a quem prestar contas, foi também uma oportunidade de ouro na minha vida e desenvolvimento pessoal. Aquela paixão pelo povo dos Açores, algo de invulgar entre comunidades de emigrantes, como é o caso de grande maioria dos membros da igreja em Dartmouth, M.A., e o empenho do pastor Gabriel, da sua família e equipa de liderança, fizeram com que um certo genes ficasse definitivamente instalado no nosso coração. O vosso exemplo, testemunho e amor, são um modelo para nós e faz com que continuemos a ser “conquistadores” pelo resto na nossa vida. À Igreja Conquistadores para Cristo nos Açores, onde continuaremos a estar como na nossa própria casa sempre que nos for possível, pois os laços que nos unem tornaram-se inquebráveis apesar da distância ser um obstáculo, queremos mostrar a nossa eterna gratidão por tudo quanto vivenciámos convosco, sendo certo que este texto ficará incompleto pois mais dias de grandes conquistas ainda estão por vir e desejamos alegrarmo-nos convosco neles.

A nossa última palavra é para todos os que sobreviveram heroicamente durante esta década, os que decidiram integrar-se noutra igreja local, os que emigraram, os que regressaram aos seus países de origem, aqueles a quem não conseguimos corresponder completamente com as suas expectativas e os que entretanto se juntaram a nós nesta caminhada, a todos vós sem excepção, queremos dizer-vos que vos preservaremos no nosso coração. Aos que “desceram do comboio” tristes por alguma dificuldade que tenha surgido, perdoem-nos por aquilo que não conseguimos fazer melhor e pelo que fizemos de errado. Sabemos que cada um deu o melhor que tinha e o que o seu coração o/a motivou para oferecer. Desejamos honrar cada um de vós, pois tudo quanto transportamos para este novo estágio da nossa vida, inevitavelmente levamos algo de vós também.

Estamos gratos a Deus por fazer parte desta comunidade, a todos quantos apoiaram esta decisão e aos que se esforçaram para que tão rapidamente este sonho fosse tornado possível.

Muito obrigado.

Deus abençoe a todos.


Sem comentários:

Enviar um comentário