sábado, 23 de maio de 2015

O galo cantou


Os galos cantam para acordar pessoas, porém, hoje em dia, as luzes eléctricas confundem-nos e por isso cantam durante toda a noite. Mas essa é a sua natureza: acordar pessoas.

Na Bíblia, Mateus, Marcos, Lucas e João falam de um galo que cantou na hora certa para acordar a consciência de Pedro. A Bíblia, apesar da tecnologia ( rs ), continua a despertar consiências.


João 13:34-38 “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros. Perguntou-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Respondeu Jesus; Para onde eu vou, não podes agora seguir-me; mais tarde, porém, me seguirás. Disse-lhe Pedro: Por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a minha vida. Respondeu Jesus: Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: Não cantará o galo até que me tenhas negado três vezes.”

O galo canta sempre quando a nossa consciência nos lembra que falhámos.

Pedro negou Jesus três vezes. Porque a sua consciência não o acusou logo na primeira vez que negou Jesus?

Mateus 26:69-75 “Ora, Pedro estava sentado fora, no pátio; e aproximou-se dele uma criada, que disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu. Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes. E saindo ele para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o nazareno. E ele negou outra vez, e com juramento: Não conheço tal homem. E daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Certamente tu também és um deles pois a tua fala te denuncia. Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou. E Pedro lembrou-se do que dissera Jesus: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.

As vezes que Pedro negou:
- Tu também estavas…
- Não sei o que dizes!

- Este também estava…
- Não conheço tal homem!

- Tu também és um deles pois a tua fala te denuncia…
- Não conheço esse homem! … depois de reclamar e jurar.

Pedro estava com Jesus. Pedro era como os que estavam com Jesus.

Pedro tinha um lugar onde pertencia e uma identidade especial. Independentemente dos lugares por onde andamos e o que fazemos (como resultado do que somos), SEMPRE QUE FALHARMOS, acabaremos por ser confrontados com aquilo que não corresponde com a nossa natureza. Um “galo” qualquer irá cantar.


Perguntas hoje refletirmos:

A 1º pergunta tem a ver com o teu lugar na vida:

Ou, por onde é que tu andas?
Frequentas lugares em que gostarias que não fosses reconhecido?

A 2ª pergunta tem a ver com o teu carácter:

Quem és tu?
O que tu andas a fazer?
És uma pessoa autêntica, verdadeira, fiel, dedicada, íntegra?

Vamos então ver outras ocasiões na Bíblia em que o galo cantou:

I. O galo cantou para Balaão:

Balaão: “Respondeu Balaão ao anjo do Senhor: pequei, porque não sabia que estavas parado no caminho para te opores a mim; e agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei.” Números 22:34

Balaão era um vidente do oriente que conhecia a Deus e os seus propósitos relativamente a Israel. O Rei de Moabe temendo a força de Israel contratou Balaão para amaldiçoar Israel pois sabia que pela força humana não os poderia vencer. Balaão, então, trava uma luta entre a recompensa monetária e a sua consciência. É o retrato fiel daqueles que trocam as promessas de Deus e a sua consciência pelos bens efémeros da terra.

Números 22:12 “E Deus disse a Balaão: Não irás com eles; não amaldiçoarás a este povo, porquanto é bendito.”

Se Balaão amaldiçoasse Israel isso não faria qualquer diferença. Mas porque Deus quer impedir Balaão de prosseguir? Para poupar a vida de uma pessoa que tinha um relacionamento com ele, apenas!

A seguir verificamos que Deus consente com a viagem mas pelo caminho ele tem um confronto como o anjo do Senhor a jumenta “vê”, digamos que…, “o galo cantar três vezes”!

A conclusão é que Deus pode acompanhar-te durante algum tempo no caminho da desobediência mas no meio dessa jornada infeliz Ele vai te confrontar porque te ama e quer manter o relacionamento contigo.

O comportamento regular de Balaão é que quando estava “no culto” (a oferecer os sacrifícios) ele era o mais espiritual dos crentes e falava aquilo que sabia ser vontade de Deus, mas quando estava andando pelos caminhos insinuava que se Balaque colocasse tropeços em Israel através da idolatria, essa seria a forma de vencer Israel. Balaão tentou assim “servir a dois senhores”, a Deus e a Mamom, fazer a vontade de Deus por um lado e agradar a Balaque por outro para que daí conseguisse tirar proveito próprio.

Estamos portanto confrontados com um homem a quem o “galo cantou” várias vezes mas não lhe serviu de emenda e Deus não poupou pois os filhos de Israel o mataram.

Digamos portanto que Balaão:
- Sabia qual era o seu LUGAR – não fazer aquela viagem;
- Foi acompanhado por Deus mesmo durante parte do trajecto – sendo contudo repetidamente lembrado qual o lugar onde ele deveria estar:
- (Balaão) No lugar da desobediência a cobiça perverteu-o e fez com que Deus acabasse por retirar dele a sua proteção.

II. O galo cantou para Saul:

A história do carácter de Saul, neste contexto, vou sintetizá-lo em duas palavras: populismo e obsessão.

I Samuel 15:13-24 “Veio, pois, Samuel ter com Saul, e Saul lhe disse: Bendito sejas do Senhor; já cumpri a palavra do Senhor. Então perguntou Samuel: Que quer dizer, pois, este balido de ovelhas que chega aos meus ouvidos, e o mugido de bois que ouço? Ao que respondeu Saul: De Amaleque os trouxeram, porque o povo guardou o melhor das ovelhas e dos bois, para os oferecer ao Senhor teu Deus; o resto, porém, destruímo-lo totalmente. Então disse Samuel a Saul: Espera, e te declararei o que o Senhor me disse esta noite. Respondeu-lhe Saul: Fala. Prosseguiu, pois, Samuel: Embora pequeno aos teus próprios olhos, porventura não foste feito o cabeça das tribos de Israel? O Senhor te ungiu rei sobre Israel; e bem assim te enviou o Senhor a este caminho, e disse: Vai, e destrói totalmente a estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até que sejam aniquilados. Por que, pois, não deste ouvidos à voz do Senhor, antes te lançaste ao despojo, e fizeste o que era mau aos olhos do Senhor? Então respondeu Saul a Samuel: Pelo contrário, dei ouvidos à voz do Senhor, e caminhei no caminho pelo qual o Senhor me enviou, e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e aos amalequitas destruí totalmente; mas o povo tomou do despojo ovelhas e bois, o melhor do anátema, para o sacrificar ao Senhor teu Deus em Gilgal. Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniquidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para que não sejas rei. Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto transgredi a ordem do Senhor e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos a sua voz.”

Saul é como no caso anterior (Balaão) um homem que conhecia a vontade de Deus. A diferença é que o primeiro tinha um relacionamento direto com Deus e Saul tinha uma clara dependência do profeta, no caso, instruções claras também.

As fragilidades de Saul:
a) “Embora pequeno aos teus próprios olhos”. Saul não era pequeno, era de alta estatura. A expressão de Samuel denuncia a pouca consideração que Saul tinha por si próprio e por isso não era firme e vacilava sempre que era confrontado com a necessidade de tomar decisões.

- O mesmo comportamento reflete-se em noutra guerra que travou com os filisteus e que já se arrastava em 40 dias de provocações. Era Saul quem deveria resolver a questão com Golias e não David.

b) Saul argumenta em que cumpriu a ordem: “Não, ao contrário…”

c) Mais tarde encontramos Saul a repetir-se em admitir que “pequei” na obsessão que tinha em manter-se no poder querendo matar o sucessor prometido, David.

Quantas insistências por vezes são necessárias para que o “galo cante”? Saul parece aquelas pessoas que quando são confrontadas com uma falta negam imediatamente: “Eu não fui!” Conhece também aquelas crianças e adolescentes que quando são chamados à razão têm sempre resposta pronta em sua defesa?

Finalmente, então disse Saul a Samuel: “Pequei, porquanto transgredi a ordem do Senhor e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos a sua voz.” I Samuel 15:24

O caso de Saul é uma questão de confronto com um problema de identidade e afirmação pessoal. Saul não assumia o seu papel como pessoa idónea e responsável, e quando o “galo cantava” ainda argumentava.

O texto acima revela várias fragilidades de Saul:
- Apressado; (assim que Samuel chega apressa-se a dizer que cumpriu as ordens, v.13)
- Baixa auto-estima; (pequeno aos teus olhos. v.17);
- Irresponsabilidade; (descartou-se com o povo que poupou o gado, v.21)
- Má formação; (confundiu sacrifício com “coração”, v.23)
- Teimoso; (obstinado, argumentava tudo…, v.23)

Resultado: O “galo cantou” e Saul perdeu irremediavelmente toda a sua vida.

Há ainda um relato dramático de desespero no texto: Samuel vira-se para se retirar e Saul tenta agarrar desesperadamente aquele que lhe poderia restituir a graça. Completamente descontrolado rasga-lhe a capa.

O capítulo termina com um relato triste: Samuel teve dó de Saul e nunca mais o viu.

Saul não fez o que era certo porque ele era uma pessoa sem carácter.

Pessoas sem caráter tornam-se agressivas nos seus atos e na sua linguagem. Por fim encontramos Saul a consultar uma bruxa e numa guerra contra os filisteus, ferido, suicidou-se.

Há uns tempos atrás ouvi na rádio um general do nosso exército comentar que os soldados quando são bem treinados são mais eficazes na escolha dos seus alvos e fazem menos vítimas colaterais. Ao contrário, quando são mal formados e mal treinados são assaltados pelo medo e tornam-se mais imprevisíveis e destrutivos. Saul, o primeiro rei de Israel, é um destes exemplos de má-formação: o seu carácter agressivo, apressado, sempre desconfiado dos outros e obstinado a argumentar as suas opções, está diretamente relacionado com a sua baixa auto-estima, fragilidade emocional e covardia.

III. O galo cantou para David

II Samuel 12:1-13 “O Senhor, pois, enviou Natã a Davi. E, entrando ele a ter com Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. O rico tinha rebanhos e manadas em grande número; mas o pobre não tinha coisa alguma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; ela crescera em companhia dele e de seus filhos; do seu bocado comia, do seu copo bebia, e dormia em seu regaço; e ele a tinha como filha. Chegou um viajante à casa do rico; e este, não querendo tomar das suas ovelhas e do seu gado para guisar para o viajante que viera a ele, tomou a cordeira do pobre e a preparou para o seu hóspede. Então a ira de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem; e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso. Pela cordeira restituirá o quádruplo, porque fez tal coisa, e não teve compaixão. Então disse Natã a Davi: Esse homem és tu! Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, livrei-te da mão de Saul, e te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio; também te dei a casa de Israel e de Judá. E se isso fosse pouco, te acrescentaria outro tanto. Por que desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, mataste à espada, e a sua mulher tomaste para ser tua mulher; sim, a ele mataste com a espada dos amonitas. Agora, pois, a espada jamais se apartará da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres à luz deste sol. Pois tu o fizeste em oculto; mas eu farei este negócio perante todo o Israel e à luz do sol. Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. Tornou Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morreras.”

Israel estava em guerra e o Rei David tira uns dias para descansar: Esta é uma situação anormal que faz várias vítimas na guerra. David comete adultério com a mulher de um dos seus oficiais e dias depois Urias é emboscado para que morra. Soldados de David morrem nesta maquinação, uma viúva chora, uma criança morre e uma mãe chora. Tudo isto por causa de um ato de cobiça.

O cenário é dos mais mortíferos na história do Rei David:
- Desejou o que não lhe pertencia;
- A mulher de Urias engravida;
- Tenta ocultar o erro chamando Urias;
- Envia um presente atrás de Urias;

Um presente? Para quem? Alguma forma de compensar um estrago emocional já causado? O fator “presente” parece indicar que David estaria a compensar mais a sua amante do que o seu oficial, até porque ao oficial já tinha sido concedida licença por uns dias. A oferta é também um pequeno indicador de que David sabia que tinha magoado aquela mulher, colocando-lhe também um filho no ventre, e agora estava a querer remediar a inconveniência. O certo é que esta atitude só demonstra que David está descompensado psiquicamente e a precisar de ajuda clínica ou conselho pastoral.

Até aqui, pelo menos, a galinha já cacarejou.

Não sabemos se o presente chegou a ser entregue mas sabemos que Urias não entrou em casa.

Continuemos:
- Embebeda Urias;
- Arma-lhe uma emboscada;
- Comete homicídio, Urias e outros soldados morrem;
- Corrompe Joabe, o seu oficial de confiança.

David de uma tacada só quebra pelo menos 4 mandamentos: cobiça, adultério, roubo e morte.

Impressiona como uma pessoa pode ficar não enterrada na lama sem ver o estrago causado à sua volta e essa pode ser a situação tanto de quem escreve isto como de quem lê.

É assim também hoje em dia. Costuma dizer-se de algumas que “não acertam uma” e é verdade: a consciência bloqueia para dar lugar a um desejo proibido.

- Adão pronunciou-se relativamente ao fruto proibido que “Deus disse…”, mas comeu.
- Faraó viu os avisos de Deus de uma forma catastrófica sobre a sua nação mas insistiu em não deixar sair o povo;
- O povo hebreu repetidamente viu a provisão nas suas vidas mas caíram na idolatria;
- O povo de Judá ouviu os avisos de Jeremias mas não fizeram como Deus naquela situação entendia que seria o melhor para eles;
- Amazias fez tudo o que era correto à luz da Lei mas não fez de acordo com o coração de Deus.
- Jesus fez tantos milagres e mesmo assim não creram.

Então, antes que venham os males sobre a nossa vida não nos faltam os avisos que podiam evitá-los, especialmente agora que temos estes exemplos para nos alertar.

David errou porque estava no lugar errado à hora errada. O pecado derivou do espaço em que ele se encontrava: num terraço.

Não temos dúvidas que David era um homem recto. Temos inúmeros exemplos da sua integridade: paixão, sabedoria, ponderação, paciência, lealdade, obediência, dedicação, amor à família… tanta virtude mas por causa de um relaxe, um deslize, e tanta dor em consequência de um olhar proibido.

Qual é o lugar em que te encontras neste momento e que poderá afetar a tua vida de uma forma muito séria?

IV. O galo cantou para Jó.

"Aguardava eu o bem e eis que veio o mal; esperava a luz, veio-me a escuridão. O meu íntimo se agita sem cessar." Jó 30:26-27
Deus não justifica a Jó a razão porque consentiu com o seu sofrimento. Apenas lhe lembra que Ele é grande, está acima do juízo dos seus amigos e acima de todas as questões que Jó coloca.

Então Jó reconhece:

Jó 40:4,5 “Eis que sou vil; que te responderia eu? Antes ponho a minha mão sobre a boca. Uma vez tenho falado, e não replicarei; ou ainda duas vezes, porém não prosseguirei.”

Jó é a figura Bíblica que não falhou nem o lugar, nem o carácter. Onde ele “estava” ficou e o que ele “era” continuou a ser.

Quase sempre vemos os episódios da nossa vida com uma relação causa-consequência. Os amigos de Jó e os próprios judeus no tempo de Jesus tinham essa mentalidade: “Quem pecou, ele ou os seus pais?”. O mundo porém não gira só à volta de sortudos e azarados, de privilegiados e segregados, escravos e livres, negros e brancos.

- Pessoas normais também são afetadas por fatores extraordinários;
- Filhos de Deus também são atingidos por moléstias;

E também os resultados na nossa vida não são muitas vezes os que nós preferimos:
- Paulo, apóstolo, tinha um “espinho na carne” (II Co. 12:7);
- Paulo, apóstolo, precisou da sua capa para se aquecer mas tinha-a deixado em Troade (II Tm 4:13);
- Paulo, apóstolo, teve que deixar um discípulo, Trófimo, para trás porque estava doente. (II Tm 4:20).

A questão da imunidade a todo o tipo de contrariedades na vida só porque somos crentes é um engodo falso para atrais pessoas vulneráveis para abutres oportunistas.

Não percamos portanto tempo à “caça bruxas” para tentar encontrar uma causa. È preferível desenvolver um relacionamento com Deus que nos dê a liberdade de nos confrontarmos com ele, como Jó fez.

É preferível desenvolver um relacionamento com Deus a ponto de estarmos sempre disponíveis para o que ele nos quizer dar e mudar na nossa vida.
- Ezequias, quando lhe foi dito que a sua vida chegou ao fim, ele invocou diante de Deus a sua fidelidade. II Reis 20:1-6
- Abraão, que foi chamado "o amigo de Deus" e de quem Deus nada ocultava. Gn. 18:17, 18; Tiago 2:23. Se é bom na terra ter algum amigo com quem partilhar tudo o que somos, imaginemos então como será a nossa vida se esse amigo for Deus!

O galo também canta para pessoas justas, nem que seja para que possamos corrigir alguma escolha menos perfeita nas nossas vidas.

V. O galo cantou para Judas

 “Pequei, traindo o sangue inocente. Responderam eles: Que nos importa? Seja isto lá contigo.” Mateus 27:4 

Judas é um agente fora do lugar e com falhas graves no (“seu ser”) carácter. O mais intrigante, mas não incomum, é como ele se movimenta entre a equipa do Mestre. O capítulo 6 de João mostra-nos que Jesus sabia quem era Judas, denuncia a presença de um deles como “um diabo”, mas não faz mais do que isso.

É contado entre os discípulos de Jesus mas na verdade não era “discípulo”. Discípulo é uma pessoa que aprende e segue os ensinos de um Mestre, não era o caso de Judas Iscariotes.

Algumas caraterísticas de Judas apontadas pela Bíblia:
 - Ganancioso,
 - Ladrão, roubava as ofertas recebidas;
 - Criticava a forma como outros gastavam o dinheiro;
 - Maquinou a traição:

O papel de Judas no processo do cumprimento das profecias e da redenção da humanidade é um tema complexo, porém também de certa forma também um retrato de nós próprios. Em que roubamos? Em que criticamos? Em que maquinamos?

Judas Iscariotes teve o raro privilégio de comer à mesa com o Messias durante três anos. Judas não foi obrigado a trair Jesus, ele apenas foi vítima das suas próprias escolhas durante todo o tempo em que conviveu com Jesus.

Não podemos no entanto odiar Judas como a cristandade católica odiou os judeus durante séculos.

Quantos de nós aqui presentes, a participar da mesa da ceia, não estaremos e a fazer escolhas erradas ou mesmo com a cabeça em qualquer outra coisa.

Deixa que o galo cante hoje na tua vida porque quando cantou para Judas já foi tarde demais: “Pequei, traindo o sangue inocente. Responderam eles: Que nos importa? Seja isto lá contigo. E tendo ele atirado para dentro do santuário as moedas de prata, retirou-se, e foi enforcar-se.” Mateus 27: 4,5

VI. O galo cantou para os filhos pródigos.

A história do homem que tinha dois filhos é, porventura, uma das mais conhecidas na Bíblia, do mesmo modo que uma das mais fáceis de contar.

- É uma história de sedução, de esbanjamento, da superficialidade e um retrato fiel das escolhas das pessoas hoje;
- É também um retrato profético de Israel e dos gentios: o filho mais novo (o gentio) afastou-se do Pai e o mais velho (o Judeu) estando em casa não usufruiu das bênçãos do Pai.

O galo cantou para os dois mas só tem efeito conclusivo num deles: “Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti” Lucas 15:18

- O filho mais novo saiu do lugar certo e fez tudo quanto era de errado. Mas no dia da adversidade “o galo cantou” e a sua vida mudou;
- O filho mais velho manteve-se no lugar certo, fez tudo certo, mas quando o momento de estender a sua mão ao seu irmão teve ciúme.

Revemo-nos mais facilmente no filho mais novo do que no segundo.
- O mais novo comete atos vergonhosos aos olhos da sociedade e arrepende-se;
- O mais velho é acometido por um comportamento de ciúme e rejeição, e mantém a sua obstinação.

Conclusão:

Qual é o galo que vais permitir que cante na tua vida?
1. Balaão – Lugar errado, coisa certa;
2. David – Lugar errado, coisa errada;
3. Saul – Lugar certo, coisa errada;
4. Jó – Lugar certo, coisa certa;
5. Judas – Lugar certo, coisa errada
6. Filho pródigo mais novo – Lugar errado, coisa errada,
7. Filho pródigo mais velho - Lugar certo, coisa certa, coração errado.


O que estão nesta sala estão no lugar certo agora para permitir que Deus lhes fale.
O que Deus quer neste momento, é que quando saíres daqui:

 - não vás para o lugar errado fazer a coisa errada;
- não vás para o lugar errado, fazer sequer alguma coisa certa:

- não fiques no lugar certo fazendo a coisa errada;
- Não fiques no lugar certo, fazendo a coisa certa apenas…

O que Deus quer é que tenhas Jesus como centro na tua vida e que reconheças que Deus está no controlo de tudo mesmo quando enfrentas a adversidade se estiveres certo e falará à tua consciência se estiveres errado.

Samuel Dias
Maio 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário