segunda-feira, 13 de julho de 2015

Mau cheiro


A igreja é comparada em muitas ocasiões à arca de Noé. Os que entram estão a salvo e os que ficam fora serão levados pelas águas para a destruição e morte. Quantas vezes nós estamos num lugar seguro e não valorizamos esse bem que Deus nos concedeu? Quantos não são os que saltam “borda fora” e deixamos de os ver? São muitos, infelizmente, os que se fartam de “estar bem” ou então encontram defeitos em tudo o que podem conseguir para justificar o seu salto para fora da arca.

Génesis 7:14-16 “…e com eles todo animal segundo a sua espécie, todo o gado segundo a sua espécie, todo réptil que se arrasta sobre a terra segundo a sua espécie e toda ave segundo a sua espécie, pássaros de toda qualidade. Entraram para junto de Noé na arca, dois a dois de toda a carne em que havia espírito de vida. E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o Senhor o fechou dentro.”

A arca foi fechada por dentro, portanto apenas os que estão dentro podem sair, e no caso, os que estão fora já não podem entrar. E os dias passaram.

Quando eu terminei de fazer a minha gaiola para pássaros eu olhei para ela a achei-a tão linda. Depois colocámos lá os pássaros… Como seria na arca? Que trabalheira tomar conta de tanto animal!


É tão fácil nós queixarmo-nos de tanta coisa que nos incomoda, agora imagine a família de Noé dentro da arca. Vale a pena pensar no que nós faríamos quando somos confrontados com o mau cheiro:
  • Reclama sem cessar por causa do mau cheiro;
  • Pede o livro de reclamações; 
  • Sai do local rapidamente; 
  • Permanece no local independente do cheiro;
  • Tenta resolver o problema;
  • Vai chamar alguém para resolver o problema.

Muitos animais é sinónimo de muito chiqueiro e muito chiqueiro implica haver muito mau cheiro. Nem o filho pródigo mais novo passou tão mal. Nem sequer os que têm capoeira sabem o que é isso. Mas pode tentar saber: leve galinhas e patos para dentro da sua casa e rapidamente irá ficar a saber o que isso é.

Será que a família de Noé estava preparada para tomar conta destes animais todos? Decerto que não. Os animais apareceram dentro da arca e pronto. Alguém agora tinha que cuidar deles, ou não.

Vamos portanto tentar perceber que:

I. Em todos os lugares existe mau cheiro!

Este mau cheiro pode estar relacionado com:

Confusão, intriga, decepções, divórcio, ganância, falta de respeito, falta de amor, etc..
Sempre depararemos, em muitas ocasiões, com um ambientes destes. E para ser mais conciso há ambientes em que nós não temos como escapar para um local mais arejado.

  • Os que estudam deparam-se com locais onde cheira mal;
  • Os que trabalham tem de suportar alguns maus cheiros durante períodos mais longos de tempo;
  • Os que têm crianças pequenas são repetidamente expostas ao mau cheiro;
  • Onde há idosos há mau cheiro.

Portanto ignorar o mau cheiro ou fugir dele é o mesmo que ignorar a causa do mau cheiro e fugir dele.

Alguns, porém, fazem isso mesmo. Não suportam as causas do mau cheiro e vão à procura de lugares onde cheire melhor mas isso nunca acontece.

II. Imagine o trabalho dentro da arca.

Na arca tem de haver pessoas que fiquem responsáveis para amenizar o mau cheiro, trabalho difícil e que ninguém gosta. Eliminar de todo o mau cheiro é impossível.

Frequentemente os que são responsáveis por eliminar o mau cheiro nem sempre são compreendidos. Alguns passageiros não compreendem que há maus cheiros que não é possível eliminar completamente. Quando os responsáveis por essas tarefas eliminam o mau cheiro num departamento há outro que já tinha sido limpo que já está a cheiras mal de novo.

Os passageiros que reclamam do cheiro nauseabundo 
não se apercebem que eles próprios também são portadores de mau cheiro, e que aquele momento não é o mais oportuno para virar a mangueira de água contra eles. O tripulante da arca tem que esperar pelo momento certo para não provocar uma inundação a bombordo ou a estibordo. O tripulante sabe que tem que fazer as coisas com ordem e decência. O passageiro é que não sabe dessas condicionantes.

O passageiro (também) não sabe que também ele foi chamado para produzir bom cheiro, o bom cheiro de Cristo.

Fomos chamados para produzir bom cheiro, o de Cristo.

III. O que se passaria fora da arca.

Se dentro da arca havia mau cheiro provocado pelos animais, fora da arca estava o mau cheiro provocado pelo próprio homem, cheiro esse, que resultava da prevaricação da raça humana.

Não é possível que os passageiros que estão na arca não saibam o que se passa lá fora. Eles próprios vieram de lá, entraram na arca de livre vontade porque ouviram falar que aquele seria o lugar mais seguro para eles estarem.

Do lado de fora estavam corpos mortos de pessoas que não quiserem entrar na arca.

Onde você prefere estar? Neste mundo não há igrejas perfeitas porque a igreja são pessoas e TODAS as pessoas falham, logo, se você e eu estivermos numa comunidade ela não é perfeita!


IV. Qual é o pior mau cheiro nesta história?

Em todo o lugar existe mau cheiro. Dentro e fora da arca. A questão é escolher entre um e outro mau cheiro. Entre os dois locais que cheiram mal podemos escolher o mais seguro.

Mas relativamente ao cheiro que exala na arca temos boas notícias:

- Dentro da arca o mau cheiro tem tratamento;
- A arca está por cima das águas;
- A arca irá pousar num monte seguro;
- Ninguém será expulso da arca;
- O mau cheiro dentro da arca um dia irá ser resolvido.



Muitos querem sair do barco por causa do mau cheiro que está dentro mas um dia as janelas serão abertas. Acontece porém que fora da arca, além da destruição que existe, nada é garantido como seguro, tão pouco que cheire bem.

Nós iremos abrir as janelas e uma pomba irá anunciar-nos uma mensagem de esperança.

Acontece é que dentro da arca há trabalho. Estar dentro da arca dá trabalho. Dentro da arca podemos controlar e combater os maus cheiros. Se os passageiros também derem uma ajudinha será mais fácil alcançar mais depressa algum conforto que todos desejamos.

V. Todos os lugares têm os seus maus cheiros. 

II Coríntios 2:15-17 “porque para Deus somos um aroma de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para uns, na verdade, cheiro de morte para morte; mas para outros cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idóneo? Porque nós não somos falsificadores da palavra de Deus, como tantos outros; mas é com sinceridade, é da parte de Deus e na presença do próprio Deus que, em Cristo, falamos.”

Quando uma pessoa fica decepcionada com os problemas existentes no meio da família e da igreja, e tomam a decisão de abandonar a “arca”, por causa desses maus cheiros, não irão resolver os seus problemas porque o mau cheiro é gerado por nós próprios. Por vezes ficamos tão habituados ao nosso cheiro, que por vezes é mau, mas só notamos o mau cheiro dos outros.

Se é verdade que Noé decidiu obedecer a Deus e se manteve na arca, apesar do mau cheiro, porque é que desobedecemos a Deus e abandonamos a "arca"? Afinal, aquele que construiu a arca continua a dar o exemplo limpando-a também.

Porque você que não fez nada pela sua segurança ainda critica quem se esforça?

VI. Conclusão

Não saia da arca por causa do mau cheiro. A arca é figura da igreja. Os que crêem na salvação de Deus é que serão salvos.

Mateus 24:37-39 “Pois como foi dito nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim será também a vinda do Filho do homem.


Sem comentários:

Enviar um comentário