sábado, 13 de fevereiro de 2016

Escolhas e influências



O que vem primeiro: a escolha ou a influência? São as escolhas que influenciam a nossa vida, o nosso comportamento, as pessoas à nossa volta ou são as influências que determinam as nossas escolhas?

Há vários tipos de escolhas:
Escolhas diárias/banais, como por exemplo: 
  • Que roupa vou usar hoje?
  • O que vou comer hoje?
  • Hoje vou à igreja ou não?
Há escolhas mais sérias/profundas, como por exemplo:
  • Que curso vou tirar?
  • Que profissão desejo exercer?
  • Com quem vou namorar?
  • Como vai ser o meu namoro?
  • Com quem vou casar?
  • Vou ter filhos e quando?
Também á diferentes "fontes" de influências:
  • A sociedade;
  • Os amigos;
  • Os pais;
  • A TV;
  • A Internet;
  • A igreja;
  • A Bíblia.
Vamos portanto ver o que a Palavra de Deus nos diz sobre este tema e se ela nos ajuda a determinar o que realmente vem primeiro:

Deuteronómio 30:15-20

"Vê que hoje te pus diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal. Se guardares o mandamento que eu hoje te ordeno de amar ao Senhor teu Deus, de andar nos seus caminhos, e de guardar os seus mandamentos, os seus estatutos e os seus preceitos, então viverás, e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que estás entrando para a possuíres. 
Mas se o teu coração se desviar, e não quiseres ouvir, e fores seduzido para adorares outros deuses, e os servires. declaro-te hoje que certamente perecerás; não prolongarás os dias na terra para entrar na qual estás passando o Jordão, a fim de a possuíres. O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz, e te apegando a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; e para que habites na terra que o Senhor prometeu com juramento a teus pais, a Abraão, a Isaque e a Jacó, que lhes havia de dar."

Nesta leitura vemos que o Senhor coloca o Seu povo perante uma escolha: A vida e o bem OU a morte e o mal!

Neste texto Deus declara abertamente que são as nossas decisões/esolhas que determinam como vai ser a nossa vida. Aqui ele coloca apenas 2 opções: uma vida com vida espiritual, que consequentemente é boa ou uma vida sem vida espiritual (morte), que consequentemente é má.

Hoje Deus continua a colocar essa escolha perante nós, mas Ele não nos coloca perante a escolha e pronto, está feito. Não, Ele faz muito mais, Ele aconselha o que devemos escolher e mais ainda, ele diz quais são as consequências da escolha: Dt. 30:16-18
Deuteronómio 30:16-18 "Se guardares o mandamento que eu hoje te ordeno de amar ao Senhor teu Deus, de andar nos seus caminhos, e de guardar os seus mandamentos, os seus estatutos e os seus preceitos, então viverás, e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que estás entrando para a possuíres. Mas se o teu coração se desviar, e não quiseres ouvir, e fores seduzido para adorares outros deuses, e os servires, declaro-te hoje que certamente perecerás; não prolongarás os dias na terra para entrar na qual estás passando o Jordão, a fim de a possuíres."

E depois de escolher, se escolhermos o caminho aconselhado por Deus, Ele não diz: “Pronto escolheste bem, parabéns, está resolvido, já não é preciso mais nada, vive como queres”.

É isso que Ele diz? NÃO! Vamos ler no vers.20:
Deuteronómio 30:20 "amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz, e te apegando a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; e para que habites na terra que o Senhor prometeu com juramento a teus pais, a Abraão, a Isaque e a Jacó, que lhes havia de dar."

Ele diz que existem 2 coisas que passam a ser essenciais na nossa vida:
  • Amar o Senhor = AMOR
  • Obedecer à Sua voz = OBEDIÊNCIA
Amar o Senhor, em princípio não é algo difícil, mas como podemos obedecer-lhe? Para podermos obedecer temos primeiro saber o que ele quer de nós, certo? E como podemos saber o que Ele quer de nós? Lendo a Sua Palavra. A Sua Palavra, a Bíblia é o nosso manual!

Então depois desta leitura Bíblica, e agora que lemos um pouco do manual, o que podemos aprender? O que é que vocês acham que vem primeiro, escolha ou influência? 

É de facto a escolha. A escolha é que vai determinar o que nós vamos permitir que nos influencie. Pois ao escolhermos Deus e obedecer à Sua voz, Deus nos dará “instruções” e sabedoria para as fontes de influências certas. Para já, a fonte de influência mais importante passa a ser a Palavra de Deus, a Bíblia.

Vemos também no texto que lemos que, além de termos uma escolha, essa mesma escolha tem consequências. Boas escolhas = boas consequências; más escolhas = más consequências. 

E isto é muito importante, nunca devemos esquecer que as nossas escolhas têm consequências.

Quando vocês tomam decisões, vocês têm consciência que as vossas escolhas têm consequências?

Agora que já aprendemos e compreendemos que ao longo da nossa vida temos escolhas a fazer, as quais têm consequências, é importante também saber que Deus deseja que façamos as escolhas certas!

Vemos isso no texto que lemos, ou seja, vemos que naquela época Deus queria que o Seu povo fizesse a escolha certa e esse é ainda hoje o Seu desejo, que nós façamos a escolha certa sempre. Mas Ele não nos obriga!

Encontramos este mesmo princípio na história do filho pródigo:

O filho mais novo:
  • quer sair de caso do seu pai;
  • quer sair do relacionamento com o seu pai;
  • quer "deitar fora" o amor do seu pai.
O pai:

  • não o impede;
  • não o questiona;
  • não o agride;
  • ele respeita, mas deseja muito que o filho volte;
  • ele espera pela volta do filho.
Quantos pais não vivem hoje esta situação? Ensinamos os nossos filhos no caminho certo, mas chega uma altura em que não podemos controlar mais as suas vidas, em que não podemos obrigar, mas desejamos muito que eles voltem para o caminho certo! O nosso amor pelos nossos filhos não muda, não diminui, só porque foram desobedientes, porque fizeram escolhas erradas... Mas ficamos tristes, pois sabemos que eles vão sofrer as consequências da sua desobediência, da sua escolha errada.

Assim é também com o nosso Pai Celestial: Ele sofre quando os Seus filhos se desviam do caminho certo, quando tomam decisões erradas. Ele não deixa de nos amar nem nos ama menos, mas Ele sofre, porque Ele sabe que a escolha errada mais cedo ou mais tarde vai fazer-nos sofrer.

Vocês têm percebido, têm sentido esse amor, o amor de Deus e o Seu desejo de vos ter perto dEle?

Há pessoas a quem Deus chama e elas não percebem. E eu não estou a falar apenas daquelas que não têm ainda Deus na sua vida, estou a falar também daquelas que O têm, que O conhecem, mas que Deus está a chamar para mais perto d'Ele, Deus está a chamar para a Sua obra.

Irmãs, Deus hoje quer que vocês façam uma escolha. Ele já fez, ele já vos escolheu para estarem aqui hoje para ouvirem que Ele vos quer para Ele, que Ele vos quer perto dEle, que Ele vos quer na Sua obra. E Ele diz que se vocês fizerem essa escolha certa, vocês têm a promessa de uma vida mais rica e mais feliz.

Muitas pessoas não entendem isso; não entendem como é que uma vida entregue a Deus, uma vida onde há um relacionamento real, profundo, verdadeiro e fiel com Ele, pode ser boa, se há tanta coisa que temos de deixar para trás, que temos de mudar!

Quais são as coisas que tu tens de deixar para trás, que tens de abandonar, que tens de mudar e que estão a atrapalhar a plenitude das bênçãos de Deus sobre a tua vida? É algum vício, algum pecado? É o conformismo, o orgulho?

Deixa-me dizer-te uma coisa muito importante:
  • O vício leva-te à ruína, seja ele qual for, cigarro, álcool, drogas, jogo, etc...;
  • O pecado aprisiona-te de forma a que não vais sentir liberdade na presença do Senhor. 
O pecado muitas vezes prende ao passado
  • O conformismo leva-te a uma vida sem sentido, sem gozo
  • O orgulho não deixa que Deus trabalhe em ti e na tua vida
Irmãs, as bênçãos plenas de Deus só são para aquelas que escolhem amá-lO e obedecer-Lhe!

Resumindo:

  • Deus propõe-te uma vida de compromisso com Ele e te chama para um envolvimento definitivo e total com Ele!
  • Deus diz que isso é o melhor para ti, pois é um caminho seguro e onde Ele te pode abençoar!
  • Mas ele também diz que tu não ês obrigada a assumir um compromisso, podes continuar na tua vidinha, seguir os teus interesses mesquinhos e pecaminosos, achando que eles não têm importância e que estás muito bem assim.
E por fim Ele te diz que de facto essa é uma opção tua, mas que não é uma boa opção, uma boa escolha, pois as suas consequências não serão boas.

Irmãs, o facto de vocês hoje estarem aqui a ouvir esta mensagem já vos coloca perante uma decisão, uma escolha. E não há como achar que vão sair daqui sem tomar uma decisão, pois o simples facto de sair hoje daqui sem tomar uma decisão sobre Deus, sobre andar com Ele, andar em obediência nos Seus caminhos, já é uma decisão, uma escolha de andar longe d'Ele, pois com Deus não há meio termo: ou SIM ou NÃO! Ou andamos perto ou andamos longe, não dá para andar “meio perto”.

Se escolheres agora andar com Ele, escolhes o caminho da vida e do bem mas se não fizeres essa escolha, já estás no caminho da morte e do mal.

Eu quero convidar-vos agora a orarmos para que decisões possam ser tomadas. Deus deseja que vocês tomem a decisão certa e que essa decisão seja a decisão da vida, uma vida com Ele, mas Ele não vos obriga…

Susana Dias

Ministrado em Ponta Delgada.

Sem comentários:

Enviar um comentário