segunda-feira, 7 de março de 2016

A autoridade do líder


“Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil” (Hebreus 13:17).

Que texto tão bonito para começar este tema não é? Que fórmula tão simples para resolver problemas e que texto tão gasto finalmente usado quando já está tudo quase sem concerto senão mesmo irremediavelmente perdido.

Nenhuma estrutura sobrevive sem algum tipo de autoridade. Inversamente as estruturas também se arruínam por causa de um mau exercício de autoridade.

A sociedade está organizada em níveis de autoridade, desde a família até ao governo da nação, se cada um não souber desempenhar corretamente o seu papel a estrutura desintegra-se. Quando os filhos querem exercer precocemente a autoridade sobre si próprios e os cidadãos não respeitam a lei, a ruína está à vista; se as leis forem injustas e os cidadãos se sentirem oprimidos estaremos a caminhar para a pobreza generalizada e mais à frente no tempo seremos confrontados com alguma guerra.

As igrejas também precisam de estruturas sólidas pois se não as tivermos corremos o risco de desintegração. Por a igreja se tratar de um organismo vivo então a sua estrutura está firmada em pessoas, e as pessoas são legitimadas por uma autoridade reconhecida: o ministério ou presbitério da igreja local, a Palavra de Deus, Deus.

Para agilizar estes processos, temos a figura do Pastor, o líder que a igreja reconheceu para conduzir o povo:
- Ensinando-lhes o caminho do Eterno;
- Protegendo-os dos maus ensinos;
- Avisando a respeito dos perigos das escolhas erradas;
- Administrando a casa do Senhor.

Atendendo a que as responsabilidades referidas são vitais para a coesão da igreja, que perfil deve ter um líder para tornar essa jornada possível e vitoriosa?

“Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser ser o primeiro entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Marcos 10:42-45).

O modelo de autoridade para a igreja é o contrário do que existe no mundo. Quando os princípios de autoridade do mundo são aplicados na igreja, esta corrompe-se (a partir da liderança) e o corpo desfaz-se. Do mesmo modo, quando a Bíblia diz que a esposa deve ser sujeita ao marido mas o marido é um déspota, o lar desintegra-se.

Um lar pode desfazer-se quando uma mulher é sujeita e obediente ao marido? Pode! Se o marido não cumpre a sua parte, de dar a vida pela sua amada, cuidar do lar acima do seu interesse pessoal e cumprir com fidelidade os seus votos, a estrutura fica afetada e o lar desintegra-se.

Um lar pode desfazer-se se um marido é dedicado, fiel, sacrificial e submisso à vontade de Deus? Pode! Se a esposa não cumpre com a sua parte a estrutura cedo ou tarde irá desabar.

Assim, desde as estruturas mais simples até às mais sofisticadas, a responsabilidade recai sempre sobre os ombros de alguém! As igrejas e as famílias cristãs nos dias de hoje estão afetadas por dois grandes tipos de problemas:
- Líderes sem carácter;
- Famílias sem autoridade.

Líderes sem carácter.

Abuso de poder, má administração, interesse pessoal, manipulação e busca de posição, estão entre as principais causas de desapontamento nas igrejas.

Famílias sem autoridade.



Busca desenfreada por bens materiais, "uniões de facto", falta de comunicação, perca de valores, vícios, isolamento, libertinagem e rebeldia, estão entre as principais causas de famílias disfuncionais.

No meio de toda esta barafunda onde podemos encontrar as soluções? As soluções estão nos mesmos que causam os problemas, as pessoas!

Tipos de autoridade.

Segundo Max Weber, o pai da sociologia moderna, existem três tipos de autoridade:
- Autoridade carismática;
- Autoridade tradicional;
- Autoridade racional / legal.

1. Autoridade carismática.

Carisma é uma habilidade inata de alguns seres humanos de conseguir encantar, persuadir, fascinar ou seduzir um outro indivíduo, através da sua forma de ser e agir. Etimologicamente, o termo “carisma” originou-se a partir do grego khárisma, que significa “graça” ou “favor”.

Um líder “carismático” é uma pessoa especialmente vocacionada para cumprir aquela missão. A pessoa apareceu naturalmente a desempenhar aquela tarefa e destacou-se como um líder reconhecido naquela área. Não foi necessária qualquer nomeação especial, ele simplesmente destacou-se excecionalmente e foi reconhecido naturalmente.

2. Autoridade tradicional.

“Tradicionalmente”, o homem é o líder do lar; o filho sucede o pai na empresa; o monarca cede o lugar ao príncipe. O problema desta autoridade por sucessão tradicional é que nem sempre o filho tem as mesmas aptidões do pai. Roboão foi exatamente o oposto de Salomão e conduziu a nação para uma divisão. Muitos filhos estragam por completo as heranças dos seus pais por falta de sabedoria ou mau carácter.

3. Autoridade racional / legal.

É a que resulta de um sistema de leis e que provoca a eleição de um presidente ou chefe do governo. É também a liderança que resulta de uma escolha feita por alguém com autoridade para o fazer ou sucessão num cargo de uma instituição. Porventura, a pessoa que antes era muito competente num cargo subalterno torna-se agora um líder déspota totalmente insuportável e inapto para a nova posição que ocupa.


O sistema ideal para ter o líder ideal seria que ele fosse o resultado de uma “autoridade racional” ou mesmo se viesse de uma “autoridade tradicional” mas acima de tudo que ele se transformasse num líder carismático que se revelasse e fosse reconhecido como resultado da sua vocação natural ou do seu desenvolvimento pessoal.

Se não temos um líder com vocação natural então temos de recorrer ao desenvolvimento pessoal. Um “líder” que não se desenvolve não pode ser dado qualquer tipo de “poder” pois irá exercê-lo de uma forma desadequada. Como irá exercer a sua liderança? Com PODER ou com AUTORIDADE?




A liderança de Jesus foi uma liderança com autoridade.

"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina; Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas."
Mateus 7:24-29

O que fazia a diferença no discurso de Jesus? Não temos disponíveis os discursos dos escribas, apenas temos a avaliação da multidão. Do discurso de Jesus deste capítulo 7 extraímos que Jesus mencionava tanto os resultados negativos das más escolhas das pessoas, como as bênçãos que resultavam das boas decisões. Outra fonte indiscutível nas ações de Jesus eram os seus milagres, compreensão e aceitação dos oprimidos pela sociedade. Quase que dá para supor que os rabis quando escolhiam discípulos escolhiam-nos entre os mais dotados da sociedade mas Jesus andava simplesmente acompanhado de homens rudes e pescadores.

Problemas da Autoridade.

“Quem anda à chuva molha-se”. Quem não quiser mais problemas na vida não se meta em questões de liderança… Mas é inevitável! Na igreja, se queremos servir, temos que liderar de alguma forma… influenciando outros. E devemos estar preparados para muitas adversidades pelo caminho.

1. Enfrentar tensões.
As tensões podem ter origem em vários fatores e entre os piores está uma má comunicação. A arte de comunicação é uma matéria que um líder também não pode descurar.

2. Lidar com pessoas que querem O PODER.
Há pessoas que querem ter cargos e se não lhes dão os cargos ficam revoltados e abandonam a igreja. Em vez de buscarem CARISMA buscam o culto da sua personalidade – problema que também está arruinar a vida de muitos líderes que atingiram algum patamar de liderança.

3. Lidar com fações na Igreja.
Eu gosto mais do Carlos. Eu gosto mais do Zé Roberto. Eu gosto mais do Tony Soares. "Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento." (1 Co 3:5-7).

4. Lidar com os Diótrefes.
"Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe. Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja." 3 João 1:9,10
Diótrefes era um líder inseguro que se achava o dono da igreja. Suspeitava de quem quer que se aproxima-se com medo que lhe tirassem o lugar.

5. Lidar com latoeiros.
"Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras. Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras." 2 Timóteo 4:14,15
Quem era este Alexandre, o latoeiro? Todos nós sabemos que há pessoas que prejudicam a obra de Deus mas daí a ter que ter uma menção especial é porque a sua influência era muito grande. O latoeiro Alexandre era uma pessoa que se cruzava com muita gente – o equivalente ao comportamento de alguns no facebook! Graças a Deus que o latoeiro não tinha facebook!

6. Lidar com Judas.
Há muitas pessoas que pelo seu comportamento e carácter mesmo depois de tantos anos na igreja ainda não são convertidas. São os profissionais da religião: vêm os milagres, oram, pregam, cantam, tocam… mas nós sabemos que há uma forma de os identificar: eles são MUITO CRÍTICOS!

7. Lidar com as ciladas.
O Apóstolo Paulo em Atos 20 queixa-se dos judeus que lhe armaram ciladas e avisa sobre: "E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si." (Actos 20:30)

8. Lidar com líderes doentes.
"Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue." "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." 
Actos 20:28 e 1 Timóteo 4:16

O Apóstolo Paulo adverte os que o ouviam, os bispos, ( !!! ) para OLHAREM por eles e pelo rebanho. A Timóteo, Paulo aconselhou para que cuidasse DELE em primeiro lugar e depois da doutrina.
Há um risco sério de o líder ficar “doente” e contaminar toda a igreja. “Quem está de pé…”

9. Lidar com líderes em pecado.
Lamentavelmente esta é uma enfermidade generalizada no corpo de Cristo e também nas lideranças. Muitos líderes não têm autoridade porque eles próprios vivem em pecado.

"E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Mas o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreenda, ó Satanás, sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo? Josué, vestido de vestes sujas, estava diante do anjo."
Zacarias 3:1-3

A “autoridade do líder” é um assunto que dá para escrever não um, mas muitos livros.

Que Deus guarde os nossos corações do pecado “de não orar pelo povo de Israel”. Que Deus nos dê um coração como o de Samuel, de Paulo, de Jeremias, de Timóteo e nos use para ser uma bênção que contagie muitos para a salvação e inúmeras vitórias nas suas vidas.

Samuel Dias




Sem comentários:

Enviar um comentário