quarta-feira, 9 de março de 2016

Oportunidades para crescer


Imagine: um dia como outro qualquer; você levanta-se para ir trabalhar e quando chega, as portas estão fechadas e está um aviso na porta a dizer “encerrado”; inesperadamente você fica desempregado; como tem obrigações a cumprir vai ao banco para levantar algum dinheiro e pagar algumas contas; quando chega ao banco é informado que a sua conta foi fechada e que não tem nem um cêntimo...

Bom, a coisa está a ficar complicada: ainda a tentar perceber o que está a acontecer e resolve voltar para a sua casa; quando chega à sua rua começa a ver carros de bombeiros e ambulâncias por todo o lado; conforme se vai aproximando, vê os seus vizinhos na rua a chorar. Assim que o vêm, vêem logo ter consigo e dizem: "Foi tudo tão rápido que não foi possível salvar ninguém, a casa, de repente, explodiu e todos os que estavam lá dentro morreram. Eu sinto muito. Todos os seus filhos estão mortos."

Passam-se uns dias... Você acorda num lugar estranho; olha à sua volta e percebe que está num hospital; sente dores terríveis; depois de algumas horas de sofrimento a enfermeira avisa que está na hora da visita e que tem várias pessoas para o visitar; a primeira pessoa que entra no quarto é a sua esposa; na esperança de receber uma palavra de consolo, uma explicação, você olha para ela com grande expectativa, mas assim que ela chega perto da sua cama começa a gritar: "Eu não entendo o seu comportamento, a sua fé não vale nada! Você confia num Deus que fez isso tudo? Amaldiçoe o nome de Deus e morra!" E com essas palavras ela sai do quarto.

Ainda a tentar digerir tudo o que viveu e ouviu, chegam uns amigos seus, velhos amigos, disponíveis para ajudar. Finalmente você espera receber algum consolo! Mas eles entram no seu quarto, vêem seu estado crítico e o seu corpo desfigurado pela doença e não falam nada. Depois de um longo período de silêncio, um deles finalmente abre a boca e diz: "Tu deves ter feito alguma maldade muito grande e por isso Deus está a castigar-te! Se Ele te tirou todos os teus bens, matou os teus filhos e te causou esta doença, é porque fizeste algo de muito grave!"

Você começa a argumentar mas percebe que todos começam a concordar uns com os outros contra si. Para eles você é um terrível pecador que deve sofrer mais ainda.

De repente passam umas crianças no corredor. Você fica na expectativa porque as crianças trazem sempre alegria e amor... As crianças param à porta, vêem o seu rosto desfigurado e saem a correr. "Nunca vi algo tão feio" - diz uma delas enquanto se afasta.

É tudo imaginação ou é apenas uma história? Algo impossível de acontecer? Ou trata-se de uma história que nos parece familiar e da qual já ouvimos falar? Eu penso que sim, que vocês conhecem muito bem esta história, é a história de Jó. Eu apenas a “modernizei” um pouco para nos ajudar a percebê-la melhor e sentir o que aconteceu na vida de Jó.

Jó era um homem fiel e abençoado por Deus e que perdeu, num dia só, todas as suas posses e todos os seus filhos. Logo depois, foi atacado por uma doença terrível. A própria esposa foi contra este homem de Deus e disse: "Amaldiçoa a Deus e morre!" (Jó 2:9) Os amigos condenaram-no e discutiram com ele para convencê-lo da sua culpa. Todos os seus conhecidos, amigos e até mesmo as crianças o desprezaram. (Jó 19)

O livro de Jó trata de um dos assuntos mais difíceis na experiência humana: como entender e lidar com o sofrimento. Pessoalmente, gosto muito deste livro e acho que deve de facto ser um livro que todos os crentes deveriam conhecer e estudar, pois um dia o seu conteúdo poderá ser útil na sua vida!

E eu hoje gostaria de ver convosco algumas lições importantes que podemos tirar deste livro:

1. Pessoas boas também sofrem.

Como Deus via Jó "Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal."

Jó era um homem íntegro e sofreu muito!
Paulo, um servo dedicado ao Senhor, sofreu muito mais do que a grande maioria dos ímpios (2 Coríntios 11:23-27). Mesmo quando ele pediu o alívio para o seu problema, Deus não lhe concedeu o seu pedido (2 Coríntios 12:7-9).

Mas isso não nos deve surpreender, pois o próprio Filho de Deus também sofreu enquanto homem. 


Resumindo, os que servem a Deus, os que são de Deus também sofrem. Podemos ver isso em várias passagens da bíblia, que nos mostram que a dor e a tristeza também atingem as pessoas boas e dedicadas.

2. O diabo quer derrubar-nos com o nosso sofrimento.


Satanás vê o sofrimento como uma grande oportunidade para derrubar a fé dos servos de Deus. Ele aceitou o desafio de tentar destruir a fé de um dos homens mais idôneos. O diabo sabe muito sobre a natureza humana. Ele sabe que pessoas que servem a Deus fielmente quando tudo vai bem na vida podem ser tentadas por meio de alguma calamidade pessoal.

Problemas financeiros, a morte de um ente querido, alguma doença grave, etc..., são motivos frequentes que fazem com que muitos abandonem a Cristo.

A esposa de Jó não consegui que ele abandonasse a Deus, mas provavelmente outros no seu lugar poderiam ver a sua fé derrubada ao enfrentarem determinadas dificuldades na vida quando são confrontados da forma como Jó foi. Jó, no decorrer da sua prova, não sabia sobre a origem do seu sofrimento (apenas nós, leitores, o sabemos através dos capítulos 1 e 2). 

Às vezes, nós não temos noção da causa das nossas dificuldades mas podemos ter certeza de que o diabo está a fazer tudo para que tropecemos e nos afastemos de Deus.

3. Os amigos nem sempre ajudam.

Os três amigos de Jó quando ficaram a saber do seu sofrimento, quiseram ir ter com ele para serem solidários e para o consolar. (Jó 2:11). Mas as suas palavras não ajudaram em nada. Ofereceram explicações baseadas nas suas opiniões e não na verdade que vem de Deus. Onde Deus não tinha falado, eles ousaram pronunciar-se. O resultado não foi consolo e a ajuda mas sim a perturbação e o desânimo. A mesma coisa acontece hoje em dia: quando alguém sofre de um problema de saúde outras pessoas tendem a falar sobre algum caso triste de alguém que teve a mesma doença e morreu; quando uma pessoa amada morre, muitas pessoas procuram confortar a família com palavras insensatas.

Quando sofremos uma perda é melhor procurar o conselho na palavra de Deus e da boca de pessoas que a conhecem e que vivem segundo a vontade do Senhor.

4. Deus não explica tudo

Quando sofremos, é natural perguntar: "Por quê?".

Jó fez isso (Jó 3:24). Muitas outras pessoas têm feito e ainda hoje fazem a mesma pergunta. É interessante e importante observar que Deus não responde a todas as nossas perguntas. Podemos ler o livro de Jó do começo até ao fim, e não encontraremos uma única resposta completa de Deus à pergunta do sofredor. Durante a boa parte da história, Deus deixou Jó e seus amigos a ponderar o problema. Quando quase no fim da história o Senhor se pronunciou, Ele não explicou o porquê. 

A partir do capítulo 38, Deus afirma que o homem, como mera criatura, não é capaz de entender muitas das coisas de Deus e não é digno de questionar a sabedoria divina.

Jó entendeu a correção de Deus, e respondeu humildemente:"Sou indigno; que te responderia eu? Ponho a mão na minha boca. Uma vez falei e não replicarei, aliás, duas vezes, porém não prosseguirei" (Jó 40:4-5). Jó pediu desculpa a Deus por ter duvidado da justiça e da bondade do Criador: "Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza" (Jó 42:3,6).

5. Depois do sofrimento, vêm as bênçãos.

O sofrimento desta vida é temporário.

O sofrimento de Jó foi intenso mas não durou para sempre. É bem provável que ele se lembrou durante o resto da sua vida daquelas experiências dolorosas. Mas a crise passou, e a vida continuou. Deus restaurou e restituiu tudo quanto tinha antes em porções dobradas.

A mesma coisa acontece connosco. Enfrentamos alguns dias muito difíceis mas as tempestades passam e a vida continua. E o mais importante: nós temos uma esperança fantástica que é a vida eterna no céu.

Qualquer sofrimento é pequeno quando o colocamos no contexto da eternidade.

6. Fiéis no sofrimento.

Nós vamos sofrer nesta vida. Pessoas que dizem que os filhos de Deus não sofrem são falsos mestres que não conhecem ou não aceitam a Palavra do Senhor.
  • Jó perdeu tudo. 
  • Jeremias foi preso. 
  • João Batista foi decapitado. 
  • Jesus foi crucificado.
  • Estêvão foi apedrejado.
  • Paulo sofreu naufrágio e prisões.
  • Você e eu também estamos sujeitos a ter que sofrer.
Os problemas da vida não resultam de falta de fé e não provam que cometemos algum pecado terrível na nossa vida. Por vezes as provações vêm como disciplina de Deus, mas nem sempre.

Mas sejam elas (as provas) enviadas ou não por Deus, elas são SEMPRE oportunidades para crescer (Tiago 1:2-4) e convites para adorar a Deus (Tiago 5:13; Jó 1:20).


Sem comentários:

Enviar um comentário