terça-feira, 12 de abril de 2016

Sermos nós próprios

"Não vale a pena preocupar-nos com o que dizem ou pensam de nós, o que precisamos é viver a vida e sermos nós próprios."

O que é ser "eu próprio"? Será possível "viver a vida" sem contar com a opinião dos outros? E de quais "outros" é que a opinião não interessa? Se a opinião dos outros não interessa, porque fazemos questão em comunicar-lhes isso mesmo?
Não consigo debruçar-me sobre este tema tem lançar algumas interrogações e também trazer à memória as vezes em que por não ter levado em conta a opinião dos outros acabei por cometer alguns desastres pessoais muito sérios.

Dizer que "SOMOS nós próprios" faz-me pressupor que atingimos o máximo de conhecimento, a autonomia total, capacidade de decidir sobre tudo o que diz respeito à nossa vida, e que agora podemos fazer e dizer o que nos apetece pois já não precisamos de ninguém, de Deus inclusive.

Portanto, "ser eu próprio" implica que eu seja O PADRÃO que dita o meu próprio comportamento e as minhas escolhas. Eu sou, eu posso dizer, eu posso fazer. Eu sou o meu próprio deus, sou deus, só eu, os outros não importam, ou: "não sei, não quero saber e tenho raiva de quem sabe".

Demorei a concluir este tema para tentar descobrir algo positivo na afirmação, qualquer coisa do género como: uma capacidade sobrenatural de maturidade alcançada; uma pessoa que se afirma num nível de autoestima completa; um estágio final de que já se aprendeu tudo o que faz falta para viver a vida numa plenitude de felicidade e abundãncia; uma suprema dádiva divina de revelações especiais que nos dão um requinte de superioridade relativamente aos outros... mas não, eu pelo menos que já passei o meio século de existência, continuo a sentir-me incompleto e dependente de muitos para os enormes desafios que ainda tenho pela frente.

Uma análise mais fria da colocação parece mais uma tentativa para justificar algum comportamento fora do "padrão". A internet está infestada de frases pomposas que não visam outra coisas senão alimentar o ego das pessoas e as suas más escolhas. Na verdade, se quiséssemos aprofundar mais este tema acabaríamos por concluir que a nossa maior realização consiste em servir os outros, agradar aos outros, preocuparmo-nos com os outros!

Para que não deixemos cair o tema sem fazer soar um alarme na vida é preciso dizer a quem quiser tentar ir para um casamento com a cabeça assim tão oca que se prepare para chorar algumas lágrimas amargas, sem que também, não se aperceba da razão que as provocou. "Cabeças ocas" também não têm discernimento para descobrir onde erraram.

- interrupção do desenvolvimento pessoal

Uma das áreas em que mais me sinto desafiado é na melhoria do meu desenvolvimento como pessoa. É curioso que quando eu era jovem não sentia essa necessidade. E por achar que não era importante, parei de crescer. Não parei completamente pois as aprendizagens na vida na verdade são incontornáveis, mas parei de me esforçar para continuar a crescer mais acentuadamente. Ora, alguém que diz "não importa o que outros pensam ou dizem", por acaso terá consciência de que parou de crescer?

- ausência de sentido crítico

Sem um padrão não pode haver nem peso, nem medida, nem crítica. Se eu sou o padrão, ai de que se atrever a criticar a minha perfeição! Portanto, quem anda na vida sem admitir o juízo dos outros, dos amigos, dos pais, dos mestres , além de se julgar superior aos restantes, fica encharcado de arrogância adotando comportamentos totalmente estranhos ao seu ambiente social, e acaba por prejudicar a vida dos outros e especialmente a sua.

O único que não pode ser questionado sobre o que faz é Deus. Ele é que É perfeito em tudo o que diz e faz. Aquele que tenta assemelhar-se a Ele como padrão perfeito corre sérios riscos de ser banido do planeta. A menos que a infeliz intenção seja um criancice, o orgulho é das maiores abominações que o Eterno não tolera nem com um mínimo de condescendência.

- Incapacidade de lidar com a diferença.

Quando a pessoa "eu próprio" é surpreendida com uma forma diferente de pensamento rejeita-o de imediato e abre espaço para conflitos, ou seja, tudo aquilo que lhe é estranho, é que é reprovável e só aceita aquilo que condiz com o seu próprio padrão ou interesse.

- Não somos o "padrão".

Crescemos como resultado do que aprendemos e vivenciamos. Sem balizas ou sem a crítica de outros não podemos aferir se as nossas escolhas são as mais correctas. 

Até uma balança (um objecto meramente mecânico) precisa de um padrão e sem ele o seu comportamento penderá para a injustiça. Os outros, na verdade, até são precisos para conferirmos que estamos na estrada certa. A quem nunca aconteceu perguntar mais à frente a outra pessoa se aquela é a estrada certa que nos leva ao destino que queremos? Porque fazemos isso? Porque simplesmente não queremos correr o risco de perder tempo voltando para trás e ter que começar tudo de novo.

- A maioria das nossas escolhas são erradas.

A sério? A maioria das nossas escolhas? Sim. Até mesmo quando ou estive no caminho certo DISSE coisas erradas. Arrependo-me de todas as que me lembro, especialmente daquelas que depois de avisado persisti em seguir o meu próprio caminho (padrão).

- "...seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso..."

O Homem pende pela sua natureza para o mal e Deus para o bem. O mal começa precisamente com EU PRÓPRIO pois essa é a sua natureza e origem.

Acaso algum habitante deste planeta está isento de julgamento? ".... antes seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado." Romanos 3:4 Quanto versículos bíblicos seriam necessários para nos lembrar que somos por natureza inclinados para o mal e que por isso estamos expostos a julgamento e consequências...?

- A riqueza que pode vir para a nossa vida.

O pensamento de outros, que pode ser adquirido pela filosofia ou livros que nos ajudem a nos desenvolvermos como pessoas, podem ajudar-nos a descobrir novos caminhos que antes não foram explorados. Se me guiar pelas minhas próprias escolhas apenas poderei percorrer os mesmos caminhos que outros já percorreram e que não nos conduzem ao melhor destino.


"Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus corrige; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso." Jó 5:17

"Ouve a teu pai, que te gerou; e não desprezes a tua mãe, quando ela envelhecer." Provérbios 23:22

"O tolo não toma prazer no entendimento, mas tão somente em revelar a sua opinião" mesmo quando essa opinião se destina a desprezar o entendimento. Provérbios 18:2

Para co
ncluir e depois de ter pensado sobre a questão eu responderia assim a uma expressão tola e não pensada: O problema com a ignorância deliberada dos que PENSAM que são mais sábios que outros, e com o DESPREZO dos conselhos dos que já percorreram certos caminhos, é que vez de seguirmos por um trilho mais seguro e próspero, acabaremos por viver o que não desejávamos e ser surpreendidos com um sofrimento que pode por em causa o resto do nosso futuro.

Samuel Dias


Desafiei alguns dos meus amigos a comentar no facebook e colhi estes resultados:

"Eu importo-me com o que dizem de mim... Por vezes chego à conclusão que não estão certos mas não ignoro totalmente, porque uma opinião alheia por vezes ajuda-nos a superar um erro que não conseguimos ver... Desde que não seja crítica destrutiva, admiro as pessoas que dizem o que pensam com honestidade, mas também precisamos ter consciência de que estamos todos a aprender a cada dia. Viver a vida e sermos nós próprios?! Eu já mudei tanto e quero continuar a mudar, sem deixar de ser eu mesma... Tenho um alvo para onde olho, um Exemplo que me serve de referência... Se alguém que não é cristão disser essa frase até pode fazer algum sentido... Para mim não faz... Acho que há espaço para ouvir os outros e colocar de lado alguns "outros" que nos fazem apenas mal... Jamais vou pensar apenas em "ser eu própria", porque amanhã quero ser melhor, preciso de outros, além de Deus, para me ajudarem a chegar lá."
L. Alves

"Devemos preocupar-nos com o que os outros pensam, sim pois devemos monstrar que termos algo especial em nós, não só com o que dizemos mas com todas as acções e procedimentos. "Não somos mais eu, mas CRISTO vive em nós"
E. Nogueira

"Nunca em tempo algum teci comentários aqui no fb sobre quem fosse, dai não ter esse retorno também. Simplesmente não me ponho a jeito, como se costuma dizer. Tenho na minha vida, poucos mas bons amigos, que nas alturas certas dizem o que pensam sobre min e vice versa."
S. Morais

Para concluir aqui estão algumas imagens da internet que traçam o destino e as escolhas de quem não usa a cabeça para pensar. É caso para dizer que afinal não há como escapar à opinião dos outros. A opinião dos outros conta sempre, mesmo quando eles nos dizem que a nossa opinião é que conta.

O meu avô dizia: "Todos os conselhos tomarás, só os teus não deixarás". Também é discutível se ele estaria certo mas a verdade é que acaba por ser sempre dessa forma.

Até encontrei artigos que dizem o contrário do que escrevi:
http://www.opoderdoser.com/2014/06/opiniao-dos-outros-como-nao-se-importar.html
http://lindapordentro.com.br/2015/01/22/10-razoes-porque-voce-nao-deve-ouvir-a-opiniao-dos-outros/















Sem comentários:

Enviar um comentário