domingo, 18 de dezembro de 2016

Felicidade duradoura


A felicidade é uma das maiores buscas do ser humano mas para alguns essa possibilidade tornou-se uma utopia total. As experiências más que já tiveram cobriram-nos com uma capa de defesa e negação da possibilidade de terem uma vida melhor: abençoada e feliz!

O livro dos Salmos pode ser-nos como um guia para uma viagem do “desespero” à “alegria” logo desde o primeiro capítulo.

O primeiro conselho que se pode observar é portanto…

1. Evitar o caminho da infelicidade.

O livro dos Salmos começa com a palavra “abençoado” ou “bem aventurado”. A palavra “ESCHER” que se traduz por “feliz”.

O que é FELICIDADE?

Muitos acham que felicidade é prosperidade, bens, prazeres, prestígio, mas a maioria nunca encontra a felicidade porque não conseguem descobrir um segredo que se encontra na Bíblia: “Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.” Eclesiastes 3:11b (Ferreira de Almeida)

Outras traduções:

“Deus marcou o tempo certo para cada coisa. Ele nos deu o desejo de entender as coisas que já aconteceram e as que ainda vão acontecer, porém não nos deixa compreender completamente o que ele faz.” (NTLH)

“Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs na mente do homem a ideia de eternidade se bem que este não possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.” JFA atualizada.

Nada neste mundo pode dar-nos “felicidade duradoura”. Os nossos corações não podem satisfazer-se com coisas que são temporárias. Posses, realizações, prazeres deste mundo, podem dar-nos alguma satisfação, mas aquilo que o homem e a mulher realmente anseiam só Deus pode satisfazer.

O coração do Homem tem um “vácuo” perfeitamente do tamanho que só Deus pode preencher. Quem deixa que Deus preencha esse vazio alcança a chave que abre a porta de uma felicidade duradoura.

Mas o que é a felicidade? No quadro dos valores que cada um de nós tem, nós encontramos, ou não, a nossa própria definição. Por isso não vamos aqui propor uma nossa mas desafiamos-te a descobrir a tua FELICIDADE. Felicidade é o que te preenche, o que te motiva, o que te desafia e porventura o que já alcançaste.

Também, na nossa vida há felizes e infelizes, mas quais são os que perduram? Quais são os duradouros?

Para evitar o caminho da infelicidade temos que:

a) Eliminar o conselho dos ímpios.

Se quisermos ser felizes, não podemos andar no conselho dos ímpios. Salmos 1:1a

A palavra “ímpios” significa ateus, ladrões de banco, assassinos, pessoas com uma vida desgarrada e desorganizada. Como é que se pode identificar estas pessoas? “Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são que não há Deus.” Salmos 10:4

Para a Bíblia, pessoa má, é toda a que deixa Deus de fora das suas vidas. Para piorar o relacionamento conjugal é só dar ouvidos a quem não tem valores espirituais na sua vida. A descida apenas é mais rápida pois os conselhos dos ímpios são reproduzidos em ações.

Então, para evitar o caminho para a infelicidade devemos eliminar o conselho dos ímpios.

b. Deixar o estilo de vida de pecadores.

O salmista diz que não nos devemos “deter” ou ficar no caminho dos pecadores. A palavra “caminho” significa “modo ou estilo de vida”. Salmos 1:1b

A palavra deter (Amad) significa “habitar dentro”. “Pecadores” significa “ofensores” ou “criminosos”. Portanto: não devemos permanecer no estilo de vida dos criminosos! Quem procura a felicidade e “vive como se fosse um ladrão” nunca irá alcançá-la.

Participar de um estilo de vida dos que quebram rotineiramente as Leis de Deus torna-nos igualmente criminosos espirituais. Temos duas opções: escolher o conselho e palavreado dos ímpios ou escolher a Palavra de Deus e o seu conselho.

Paulo disse: “Não vos enganeis; as más companhias corrompem os bons costumes”.
I Co.15:33. Isto significa que as más associações ou comunicações arruínam a nossa moral e colocam-nos numa espiral de queda.

Mas então não podemos ser amigos de pecadores como Jesus? (Mateus 11:19) Podemos, mas quem influencia quem? Se és frágil para te deixares enrolar com os seus conselhos em vez de com o teu estilo de vida os influenciares a outros, então a tua infelicidade vai perdurar ou está iminente.

c. Descontaminar o nosso exemplo.

A Bíblia diz que não nos devemos “assentar na reunião dos zombadores” Salmos 1:1c

“Assento” tem a ver com “cadeira” e isso quer dizer permanecer ou “gostar de estar nessa local”. “Sentar à mesa com escarnecedores” significa comer do mesmo veneno que eles e embriagar nas mesmas tolices. A nossa missão é contribuir para uma mudança positiva no comportamento e não incentivar os outros a pecar mais ainda.

Agora que sabemos o que não contribui para a felicidade vamos ver o que pode contribuir para um relacionamento feliz e duradouro.

2. Aderir à Palavra de Deus.

Para aderir significa ficar ou permanecer ligados. Mas temos de fazer duas coisas:

a. Aplicar a Palavra de Deus.

O Salmista diz: “… antes tem o seu prazer na Lei do Senhor e na sua Lei medita de dia e de noite” Salmos 1:2a

Razões porque as pessoas lêem a Bíblia:
  • Livro histórico;
  • Livro da Vida;
  • Para criticar;
  • Para não pecar;
  • Para ver até onde posso ir sem pisar o risco…
Mas a pessoa que quer saber como melhorar a sua vida quer aprender com o seu autor. Deus é o autor da vida e da nossa “ESCHER”.

Jeremias 15:16b descreve como deve ser a nossa reação à Palavra de Deus. “Acharam-se as tuas palavras e eu as comi; e as tuas palavras eram para mim gozo e alegria do meu coração; pois levo teu nome ó Senhor dos Exércitos.” Jeremias 15:16b

Ler e ouvir a Palavra de Deus, deverá ser como comermos a nossa comida favorita, uma delícia. Uma pessoa feliz, não apenas tem prazer na Palavra de Deus, mas medita nela permanentemente. (Salmos 1:2b)

Meditar na Palavra de Deus é baseado no mesmo processo de se preocupar, ou seja, “pré-ocupar” com a Palavra de Deus. Quando o nosso pensamento está na vontade de deus para a nossa vida, isso tem um impacto positivo nela.
  • Aquele que só pensa em dinheiro empenha-se na forma de o adquirir.
  • Aquele que só pensa em prazer empenha-se na forma de o adquirir.
Nós aplicamos o nosso coração naquilo que entendemos que é o nosso tesouro.

Escolher Deus leva-nos rapidamente ao passo seguinte:

b. Apropriar-se da Palavra de Deus

“Como árvore plantada junto a ribeiros de águas, que traz o seu fruto no seu tempo.” Salmos 1:3

Assim como árvore fortalecida por um fornecimento de água constante assim somos nós quando somos fortalecidos pela Palavra de Deus. Mas que fruto pode resultar da água que diariamente pode regar as nossas vidas?

Há outras perguntas que devem inquietar-nos:

- Porque há tantos casais cristãos, alguns deles até lêem a Bíblia e os seus relacionamentos conjugais são caóticos?
- Porque há tantos casais de líderes de igrejas, pastores, cujos relacionamentos estão num perfeito caos?
- Porque não se vê nada de romântico em muitos líderes que deveriam ser os nossos mentores?

“Mas o fruto do espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, e domínio próprio; contra estas coisas não há lei.” Gálatas 5:22-23ª

O fruto do Espírito é o espelho de Cristo nas nossas vidas. Portanto, com o poder apropriado da Palavra de Deus nas nossas vidas nós tornamo-nos semelhantes a Cristo. Além disso a folhagem não murcha. Salmos 1:3c

Isto provoca que a nossa vida não seja um aborrecimento, tanto no relacionamento conjugal como no nosso serviço ao próximo. Se permitir-mos que Deus trabalhe em nós, mude o nosso carácter, seremos sempre contagiantes e animados, ou seja, felizes.

Pessoas que não permitem o fruto do Espírito nos seus relacionamentos conjugais são amargas, rancorosas, impacientes, mal educados, frios, indiferentes, e claro, isso nota-se.

Até a velhice é influenciada com a presença de Deus nas nossas vidas. O Salmista descreve o justo assim: “Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes.” Salmo 92:14

Portanto, para encontrar a felicidade duradoura precisa de evitar as armadilhas que nos tornam infelizes, aderir à Palavra de Deus, e…

3. Avaliar o fim.

“Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.”

Os ímpios são como a moinha, ou palha do trigo e de outros cereais que são soprados pelo vento. O trigo por sua vez fica no chão e é útil para a vida dos outros.

O que somos na nossa natureza, palha ou trigo?

Avalie o fim da palha: perde-se, queima-se, apodrece longe numa mata, não deixa nada para o futuro…

O primeiro capítulo do livro de Salmos pode ser resumido assim: “… o Senhor conhece o caminho dos justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor”. Salmos 1:6

A Bíblia revela-nos o fim da história de algumas pessoas. Como é o teu presente e como vai ser o teu fim?
______________________________________________________
Fonte:
Conquistadores para Cristo.
Adaptado por Samuel Dias
Partilhado no Convívio de Casais em Forte da Casa, Alverca, 18-12-2016
______________________________________________________

Pergunta colocada a amigos no facebook.
O que é a felicidade?

Joao Esteves
... construída todos os dias

Lígia Maria Sousa Cardoso
...uma bênção dada por Deus.

Maria João Bolas
A alegria de fazer o bem sem olhar a quem para mim é felicidade verdadeira

Tony Soares
Felicidade é o caminho.

Luis Moisão
...saber viver com o que Deus nos dá !

Cristina Alves Alves
A felicidade é quando temos a paz de Deus no coração... joao 14 ; 27 : Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

Rubinho Pirola
Um caminho por onde se vai, não um lugar onde se chega.

Margarida Miranda Ferraz
Saber sorrir no meio de uma "batalha".

Susete Brissos Lino
Estar bem comigo mesmo.

Carlos Alberto Martins
É uma construção continua

Fernando Galveia
...há mais. Há mais; alimento divino, pra crescer, aumentar, neste caminhar de fé. A subir, a subir, eu contemplo melhor, e há mais, muito mais, a quem mais perto estiver.

Noemia Ferreira
Uma caminhada a 3, o casal com Jesus.

Pj Conde Paulino
Felicidade é saborear a vida, em cada pormenor, com quem amamos no nosso imperfeito amor, emoldurado pela perfeição do amor Divino. :-)
Depois, envio a fatura com o numero de contribuinte: para ser sorteado pelo fisco rsrssrsr Mano Samuel :-)

Armando Jorge Miguez
Felicidade é fazer e ver os outros felizes e torna-se um ciclo

Ramiro Carvalho
Felicidade é ... Tranquilidade !

Cristovao Neto
Não ter a vaidade de a querer alcançar...

Luis Moisão
...Sentir que com os teus gestos consegues fazer outros felizes

Carmen Maria Chorincas
Felicidade é confiança, partilha.

Luis Moisão
O meu filhote mais novo Tiago disse que felicidade é quando recebemos algo de especial como Amor Carinho e claro brinquedos

Carmen Maria Chorincas
Acrescento o mais importante: felicidade é aceitar e ser fiel a Deus e colocá-lo como Senhor do nosso lar.

Maria De Fátima Mendes
Felicidade é quando temos Jesus no coração, porque apesar das provas pudemos sempre contar C/ Ele 24h por dia.

Paulo Alexandre Silva
Felicidade é o segredo para a unidade.

Antonio Francisco da Silva
Felicidade é ter Deus como amigo !

Paulo Boletas
Gratidão.

Variliano Costa
Felicidade é quando olhamos um para o outro e sabemos o que o outro pensa, abraço

Rafael Luz
Felicidade é felicidade quando estás tu e ela.
"Ela em ti. Ela em todo o tu." Pedro Chagas Freitas

Sarah Catarino
Felicidade é juntar todos os momentos de ternura, riso, amor, respeito e fazer deles um belo ramalhete.
Felicidade não existe. Existem momentos felizes.

Paulo Aleixo
Poder olhar para trás com a cabeça erguida.

Dorindo Lopes
É algo a que todos temos direito.

Filomena Calado Felicidade é
... seguirmos juntos um só caminho!

Alice Reis
Estar de bem com a vida ..

Ana Cristina Santos
é suportar deixar morrer aquilo que gostariamos que o nosso conjuge fosse... para dar oportunidade de nascer... o amor.

Joaquim Guerra
Sempre um bom tempo com Deus e muitos casais Deus Abençoe.


Nota minha. Tal como referi acima cada um constroi a sua definição de felicidade en conformidade com os seus valores e sonhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário