segunda-feira, 21 de agosto de 2017

A noiva espera


1. A noiva prepara-se para o casamento.

Não há nada mais maravilhoso nesta vida do que um relacionamento feliz em família. Essa aprendizagem faz-se com modelos: os nossos pais são os primeiros modelos, eles encaminham-nos para recebermos de outros; e também outros valores como Deus, a Bíblia, a Igreja, outros casais, etc…

A noiva reserva-se em exclusivo para o casamento. Ela preserva a sua virgindade, a sua pureza, a sua exclusividade. Ela quer ser por inteiro do seu amado!

E também vai adquirindo alguns apetrechos. A família vai oferecendo algumas coisas que ela guarda cuidadosamente numa arca. Ela e tudo o que é seu, um dia será por completo do seu noivo.

Nota: Não há qualquer intenção de apresentar um texto perfeito, os noivos perfeitos ou um casamento perfeito. Mas se você entender que estes valores já não são para os tempos de hoje, respeitamos a sua opinião; se achar que isto já não é possível respeitamos do mesmo modo.

2. A noiva conhece o noivo

Então um dia ela conhece o seu noivo. Alguém lho apresentou, conheceu-o em algum lugar e ela apaixonou-se.

A noiva começa a dar os seus primeiros passos em direção ao seu maior sonho: casar.

Será mesmo o seu maior sonho? Sim, esperamos que sim, pois o casamento faz parte do grande projeto de Deus para o bem estar bem-estar da humanidade e felicidade do ser humano. Contrariamente, hoje em dia há pessoas que remeteram o casamento para segundo plano e colocam outras coisas em primeiro lugar: viagens, experiências várias, carros, namoros e por fim lamentam-se que não são felizes.

Pois não, não são felizes porque não entenderam que a felicidade advém da sua entrega a outra pessoa. A felicidade está intrinsecamente ligada com a forma como nos dedicamos ao amor e à entrega total a alguém.

Cantares 1:4 “…em ti nos alegraremos e nos regozijaremos; faremos menção do teu amor mais do que do vinho…”

Se o amor é mais do que o vinho, ou o pão…, então imagine no que se compara a qualquer outra coisa. O amor é mais que tudo, é o melhor de tudo, é o motivo para tudo.

O amor é o motor de tudo. O amor é, até mesmo, melhor que o trabalho! De que serve ao noivo trazer para casa o fruto do seu trabalho se no seu lar não for recebido com amor? E para que serve um homem que trabalha muito e ama pouco?

“Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor, lembre-se: se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor, com ele, você conquistará o mundo”. Albert Einstein

3. A noiva fica ansiosa pelo casamento.

A noiva é geralmente a pessoa mais ansiosa. Porque será?

Podem haver várias razões:

- Geralmente as famílias organizavam-se com a mulher em casa e o homem fora a trabalhar. As expectativas para com a mulher eram, família e casa arrumada, e do homem esperava-se o trabalho e o sustento da mesma.

- A mulher espera também ser bem tratada pelo seu marido, quer realizar-se como mulher, ter filhos e sustentá-los com carinho.

- A mulher é também muito contemplativa da beleza, gosta que se diga, “foi uma bonita festa de casamento”, gosta de receber os seus convidados com alegria e ser mimada por eles.

- A noiva gosta de mostrar aos seus pais que também atingiu o seu sonho na vida: casar e ser feliz!

4. A noiva sabe que ele virá, mas quando?

Tudo está pronto. Os convidados chegaram e disseram: ela está linda e ataviada! Mas… e o noivo, quando ele virá?

- Ela sabe que ele virá.
- Ele virá e não será um preguiçoso, trará consigo a riqueza do seu trabalho.
- Ele virá e não será um brutamontes, ele trará nas suas mãos um ramo de lírios.

Cantares 6:2 “O meu amado desceu ao seu jardim, aos canteiros de bálsamo, para apascentar o rebanho nos jardins e para colher os lírios.”

As flores de Lírio representam (de acordo com algumas sugestões): casamento, pureza, inocência, majestade, doçura, paz, proteção, nobreza…

5. A noiva ouve o noivo a chegar.

Cantares 2:8 “A voz do meu amado! eis que vem aí, saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros.”

E então, um dos projetos mais maravilhosos do Criador acontece. O noivo conduz a sua noiva à sala do banquete e assim que os convidados saiem, leva-a para a sua câmara e em privado consome com ela uma aliança de sangue.

Cantares 2:4-6 “Levou-me à sala do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor. Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs, porque desfaleço de amor. A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a sua mão direita me abrace.

..............................
Mensagem aos noivos e igreja por ocasião da cerimónia
de casamento dos irmãos Luis Rodrigues e Edilene Costa
Na Igreja Conquistadores em 6 de Agosto de 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário