segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Equilíbrio cristão na alimentação


Fui eu que motivei a Susana a abrir este grupo*. Adiámos o que pudemos e não encontrávamos um nome para lhe dar, porque, quando já há tanta coisa, torna-se complicado tentar inventar uma coisa nova. Portanto, a qualquer momento o nome do grupo pode mudar.

Mas porque a Susana está a pedir-me que este grupo que não parece uma “reunião de senhoras” eu ando há dias a moer-me com o tema do “equilíbrio”, ou, a razão porque metemos essa palavra aqui.

Primeiro, não existe “essa coisa” de “equilíbrio”. Aquilo que para nós é equilíbrio para o outro não é. Então a questão não passa por estar mais certo que os outros, achar que se come melhor que os outros, que agora descobrimos essa coisa fantástica de comer quanto nos apetecer, sem culpa, e ainda manter alinha, e sem nos levantarmos da mesa a pensar nos quilos que vamos ter a mais dentro de dois ou três dias!

Ser equilibrado é estar aberto a mudanças, aceitar a opinião dos outros sem julgamentos e também sabermos comportar-nos em ambientes pouco favoráveis aos nossos novos hábitos. Se a Bíblia diz que o nosso corpo é um “Templo”, também diz para comer de tudo quanto nos põem à frente, e mais: também diz que não devemos escandalizar ninguém por causa da comida. Sendo assim, “equilíbrio” está mais relacionado com o nosso comportamento social e na comunidade onde estamos do que com o que ingerimos. É essa a mensagem que pretendemos transmitir.

Nós já fomos confrontados com a dificuldade de não conseguir explicar a mudança alimentar que introduzimos na nossa vida e tivemos que contornar a pressão social e também dar preferência ao silêncio para não entrar em choques desnecessários.

Quando somos confrontados com a oferta de um pastel de nata, bolos, pão, etc,… dependendo dos contextos onde nos encontramos explicamos ou simplesmente somos discretos. O pior cenário é quando somos convidados a comer em casa de pessoas que não temos confiança e aí entra o fator “descomplicação”. Descomplica sempre que não tiveres alternativa ou corras o risco de seres tomado por arrogante. Quando estiveres na Ceia do Senhor na tua igreja come e cala-te! Ou melhor, examina-te!

Alguns crentes já têm tanta dificuldade com os seus familiares que não o são, então, por favor, não entres em conflitos desnecessários numa disputa do que “é bom” ou do que “não presta”. As pessoas têm os seus conceitos, ideias pré-concebidas, leram estudos disto e daquilo, leram na net, a publicidade diz que o leite é bom e que o óleo é melhor que o azeite…, Deixa! E lembra-te, nem Jesus, diante de tantos milagres que fazia e evidências proféticas conseguiu convencer toda a gente.

Não existimos aqui para tentar convencer alguém de alguma coisa. Apenas estamos a partilhar o que tem sido bom para nós. E por este assunto ser tema de conversa nas diferentes igrejas por onde passamos entendemos que seria útil concentrar tudo o que temos aprendido para todos de uma só vez.

E eu por meu lado sou fã das plataformas blog. A consulta mais tarde é mais fácil.

Sejam equilibrados. Descompliquem!

Samuel Dias

*Grupo? É disto que estamos a falar: https://www.facebook.com/groups/163469190951755/ 

Sem comentários:

Enviar um comentário