quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Opções mais saudáveis




Como em tudo na vida, aqui também precisamos de equilíbrio.

Cada parte que forma “o todo” chamado “eu” tem que estar em equilíbrio. Cuidar do lado espiritual ajuda-nos muito a administrar todas as áreas da vida, ajuda-nos a manter a calma, a estar centrados e a sentirmo-nos leves!

Cuidar da mente ajuda-nos a permanecer saudáveis, a manter o foco, ajuda na tomada de decisões, ajuda-nos a lidar com emoções diversas e a ser mais forte!

Por fim, cuidar do corpo também é de suma importância para se viver bem, para viver a vida abundante que Jesus nos concedeu: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” João 10:10

Assim como ter uma vida espiritual ativa nos traz leveza e alegria, ter um compromisso conosco traz os mesmos resultados. Basta olhar para as pessoas que sofrem com excesso de peso (e eu falo aqui daqueles casos críticos obesidade, por exemplo).

Essas pessoas sentem-se prisioneiras do próprio corpo. Elas simplesmente vivem, mas não há alegria verdadeira, porque a compulsão alimentar já as domina.

Relativamente a este assunto sou forçada a dizer que o ladrão da nossa alegria é o próprio diabo. Jesus também disse que “O diabo veio para roubar, matar e destruir.” (João 10:10) O inimigo da nossa vida procura por todos os meios roubar a nossa saúde, a alegria de viver, a paz, a felicidade verdadeira, o amor próprio e outras coisas essenciais para se viver uma vida abundante. Por isso a importância de mantermos o nosso corpo, mente e emoções em equilíbrio, para sermos completos e para termos uma vida plena e feliz!

Ter cuidado com o que comemos deixou de ser exclusivo de quem se procura em ter um corpo perfeito. Esse cuidado deve tê-lo principalmente quem quer manter-se saudável e quem quer viver uma vida “plena”.

As Sagradas Escrituras ensinam-nos que Deus quer que vivamos plenamente, tanto no espírito, como na alma e também fisicamente. Também, "porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”, Jeremias 29:11, podemos afirmar que a vontade de Deus para a nossa vida diz respeito não só ao futuro mas ao nosso estado de satisfação no presente.

Ele tem o melhor para nós, e esse melhor já está disponibilizado desde a criação! Basta dedicarmos mais tempo e atenção a isso. Claro que esse caminho não é fácil e rápido. É um longo processo a ser percorrido e é para a vida toda. Ter consciência de que o corpo precisa de ser bem tratado, assim como a alma é o primeiro passo; e compreender que essa atitude é uma demonstração de gratidão a Deus, por todos os detalhes que Ele criou para nós, é fundamental!

Esta introdução foi para explicar o que me motivou a criar este grupo “paleo equilibrado na vida do cristão”. Para que possamos juntos prestar mais atenção à nossa alimentação e ao nosso estilo de vida! E para que possamos ajudar-nos e incentivarmo-nos uns aos outros, sabendo que Deus tem o melhor para nós, basta que estejamos dispostos a vivê-lo!

Por fim gostaria que pensássemos na opção de Daniel e os seus amigos quando foram confrontados com a imposição de comer os manjares saborosos do palácio do rei: 


“Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.” Daniel 1:8 

Nós não sabemos que tipo de “iguarias” haviam na mesa do Rei Nabucodonozor mas podemos afirmar com toda a certeza que a opção de Daniel e dos seus amigos foi mais saudável que a dos restantes. Extraímos daqui, pelo menos, que devemos ter “princípios”, fazer “boas escolhas” e resistir com coragem às pressões que são exercidas sobre nós que prejudicam a nossa saúde.

Susana Dias

Grupo de facebook: https://www.facebook.com/groups/163469190951755/

Sem comentários:

Enviar um comentário